Dando prosseguimento ao projeto de expansão e reestruturação do Viva, o governador Flávio Dino realizou a entrega, na manhã deste sábado (1º), de mais uma unidade do órgão, agora na Zona Rural de São Luís, no Terminal de integração do Distrito Industrial, localizado na BR-135 (KM 12). O novo Viva vai atender a população da zona rural, tornando mais próximos e acessíveis os serviços oferecidos.
O governador Flavio Dino explica que o Viva, que integra a estrutura do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA), hoje já está em todas as regiões do estado.
“Estamos felizes de ver que estamos no caminho certo. Quando assumimos havia apenas 5 unidades do Procon, e, hoje, estamos chegando 33ª unidade, o que significa que multiplicamos por 6 a estrutura existente. Do mesmo modo o Viva, que encontramos apenas 8, e, hoje, estamos chegando à 28ª unidade, o que revela que nós multiplicamos praticamente por quatro. E isso significa que os serviços estão mais próximos das pessoas, que é o que o que nós buscamos”, destaca o governador Flávio Dino.
O governador destacou ainda que a escolha pela implantação do local na Zona Rural deveu-se à grande densidade populacional da região, de modo a possibilitar a estas pessoas o acesso prático, rápido, gratuito, a serviços de cidadania, documentação e acesso a direitos.
A instalação atende a solicitação da comunidade feita há uma semana, quando o órgão atendia a região com a unidade móvel. Após a solicitação o Estado prontamente atendeu, instalando a unidade no Terminal de Integração, local de grande fluxo de pessoas, e deslocando funcionários que já moram na região para atuarem na unidade.
O governador Flávio Dino nos dá total liberdade de atuação, nos traça diretrizes extremamente preocupadas com aqueles que mais precisam, e, principalmente, nos dá condições para fazer com que esse Maranhão possa mudar na velocidade com que ele realmente precisa.
Os moradores da Zona Rural terão acesso à emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online. A formalização de denúncias contra empresas e a orientação de consumidores e fornecedores, também poderão ser realizadas.
Josefa Celestina de Jesus, gestora de saúde e moradora do Maracanã, destaca que a unidade dentro do Terminal facilita porque a população pagará apenas uma passagem e conseguirá ter acesso facilitado aos serviços que precisa. “Vou economizar entre 1h e 1h30 para resolver o que preciso”, destaca ela.
Também participaram da inauguração da nova sede do Viva, os prefeitos Edivaldo Holanda Júnior, Domingos Dutra, os deputados estaduais Bira do Pindaré e Rogério Cafeteiras, além dos secretários de Estado Francisco Gonçalves (Sedihpop) e Tatiana Pereira (Seejuv).
Mais Direitos
Atualmente, o Viva conta com 28 unidades e o Procon com 33 distribuídas pelo Estado. Somente na Grande Ilha, são três unidades de grande porte (na Av. Beira-Mar, Shopping da Ilha e Shopping Pátio Norte) e uma de médio porte (Shopping Passeio, no Cohatrac). Até o fim do ano, cerca de 10 unidades, ainda serão inauguradas.