O diretor-geral da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MA), Duarte Júnior, foi eleito diretor regional da Associação Brasileira de Procons para a gestão 2015/2017. A escolha da diretoria foi feita pelos dirigentes dos Procons Estaduais durante a Reunião Nacional, realizado em São Luís, nesta terça-feira (18). A posse da nova diretoria aconteceu nesta quarta-feira (19), na 12ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon – com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC, e contou com a presença do Governador Flávio Dino.
A Associação, sem fins lucrativos, com sede em Brasília/DF, tem como missão realizar estudos e propostas para aperfeiçoar a atuação dos Procons e a legislação referente à defesa do consumidor e da ordem econômica. O órgão ainda articula atividades entre as entidades estaduais e propõe medidas judiciais a administrativos cabíveis na proteção dos interesses dos consumidores.
O diretor do Procon-MA, Duarte Júnior, eleito para diretoria da região Nordeste, afirmou que a representação maranhense neste órgão nacional é fundamental, pois permitirá troca de experiências e oportunizará que o órgão leve as ações realizadas no Maranhão para os outros estados da região. “Estou muito feliz e honrado com o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo, desde o início do ano, aqui no Maranhão, que conta com total apoio e sensibilidade do governador Flávio Dino. Agora, meu objetivo é realizar uma política pública de proteção ao consumidor orquestrada por todo o país com prioridade para as necessidades da região Nordeste”’, garantiu.
O Governador Flávio Dino disse que o Governo do Estado está expandindo o órgão, levando unidades para várias regiões do Maranhão, e que recentemente o projeto que transforma o Procon em autarquia foi aprovado de forma unânime na Assembleia Legislativa. “Buscamos aqui valorizar o conjunto de políticas públicas voltadas aos direitos do consumidor. Parabenizo a seriedade da nossa equipe, liderada pelo agora nomeado presidente dos Procons da região Nordeste, nosso companheiro Duarte Júnior, que tem seguido com muita determinação as diretrizes que temos estabelecido, visando em primeiro lugar facilitar o acesso aos organismos do poder executivo”, destacou.
A secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, disse que o papel regional é extremamente estratégico, principalmente nas regiões que ainda tem pouco Procon Municipal e que falta a disseminação da cultura de defesa do consumidor. “O Duarte terá o papel, não só de representante da região no ambiente nacional, mas também de ser representante do ambiente nacional regionalmente, trazendo as agendas, fazendo a mobilização. A atuação contará com nosso apoio”, pontuou.
Na ocasião, a coordenadora do Procon Estadual do Paraná, Cláudia Silvano, foi eleita a presidente da associação; como vice-presidente, a superintendente do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona; 1° e 2° secretários, Claudia Maria e Paulo Sampaio, respectivamente; e 1º e 2º tesoureiros, Cauê Vieira e Késsia Cavalcante. Foram eleitos ainda os diretores regionais Rosely de Assis (Norte), Rosemeire Costa (Centro-Oeste), Elizabete Baesso (Sul) e Fábio Ferreira (Sudeste).
A presidente eleita, Claúdia Silvano, comentou que a eleição aconteceu de forma democrática e que o eleito trará as pautas da reunião para os próximos encontros. A vice-presidente eleita, Gisela Simona, acredita que o Nordeste hoje teve uma grande vitória, por ter um dirigente do estado do Maranhão representando todos os outros estados. “O desafio é expandir o trabalho que está feito pelo Procon-MA, avaliado de forma positiva pela população, para toda a região”, argumentou.
Para os membros do conselho fiscal, foram eleitos como titulares Sabrina Amaro Tricot, Ivete Maria Ribeiro e Jorge Luiz Emanuelli; e, ainda, como suplentes, Emerson Queiroz, Moyses Bendahan e Luiz Roberto Santos