Audiência pública vai abordar a paralisia periódica e incentivos em pesquisa para a cura da doença

Imagem anunciando audiência pública sobre paralisia periodica. Evento será dia 16/5, às 16h na Câmara dos Deputados
Evento será dia 16/5, às 16h na Câmara dos Deputados

Debate será promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência a pedido do deputado Duarte Jr.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência vai promover, na próxima terça-feira (16/5), na Câmara dos Deputados, uma audiência pública para debater a paralisia periódica, doença neuromuscular em que ocorre episódios de fraqueza muscular no corpo. O evento foi requerido pelo deputado Duarte Jr. (PSB/MA) com o intuito de dar ampla divulgação ao tema e reunir esforços de cientistas, de médicos e do Governo Federal para que haja mais pesquisas na área e incentivos para a cura da doença.

A fraqueza ocorrida na paralisia periódica pode limitar ou afetar todos os membros do indivíduo, além disso, muitas das vezes o paciente pode ter aquele momento comprometido em virtude dos gatilhos que acionam a doença ou pela ausência de níveis séricos, sendo um alerta para os indivíduos e para aqueles que convivem com quem tem a doença. “Precisamos instruir a sociedade civil a identificar a doença e dar ampla divulgação a este assunto para, acima de tudo, fortalecer os incentivos em pesquisa científica para acharmos a cura desta enfermidade”, destaca o parlamentar.

Para discutir o tema, foram convidados a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, a médica preceptora da Residência de Neurologia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e idealizadora do perfil no Instagram “Papo Neuromuscular”, Dra. Anna Paula Paranhos, o diretor da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Dr. Carlos Roberto M. Rieder, o membro do Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo –(UNIFESP) e presidente da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA), Dr. Marco Antonio Troccoli Chieia.

O encontro será realizado no Plenário 13 da Câmara dos Deputados, a partir das 16h.

(TG/Assessoria de Imprensa Duarte Jr) – ascom@duartejr.com
Permitida reprodução desde que citada a fonte

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support