O Procon-MA, órgão veiculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), inaugurou, na quarta-feira (17), uma unidade do órgão em Santa Inês, no interior do estado.O Procon-MA em Santa Inês, localizado na Rua Bacabeira, foi instalado pelo diretor-geral do órgão, Duarte Júnior. Na ocasião, além dos consumidores de Santa Inês estiveram presentes autoridades locais, como o prefeito do município, Ribamar Alves, e o procurador municipal, Ricardo Galvão.
Na ocasião foram apresentadas a estrutura física do órgão e a equipe que desempenhará o trabalho do Procon em Santa Inês. Serão dois fiscais, uma atendente, uma conciliadora e um coordenador. Joelma Russema, primeira consumidora a realizar denúncias na nova unidade, se disse satisfeita com a chegada do órgão à cidade. A empresária prestou denúncia contra operadora de telefonia móvel. “Acredito muito no trabalho do Procon e estou muito feliz, como consumidora, com a vinda do órgão para Santa Inês. Precisamos desse auxílio para buscarmos nossos direitos, como fiz em relação a telefonia”, disse.
Santa Inês foi o décimo primeiro município maranhense a receber uma unidade do Procon Maranhão. A cidade faz parte do projeto de municipalização do órgão, assinado pelo Governo do Estado. Até o fim do ano, há a expectativa de mais seis inaugurações, em diversas regiões maranhenses. No cronograma de inaugurações do governo Flávio Dino, estão as cidades de Barreirinhas, Bacabal, Pinheiro, São João dos Patos, Presidente Dutra e Santa Luzia.
Para Duarte Junior, a municipalização do órgão é fundamental para os consumidores maranhenses. “Nossa missão é atender a todos os maranhenses. Municipalizar o Procon é torná-lo cada vez mais presente na vida das pessoas. A proximidade física do Procon, certamente, levará conhecimento a todos os consumidores, que tendem a fiscalizar ainda mais as relações de consumo, uma vez que sabem que contam com o amparo de um órgão competente em sua região”, disse.
Em orientação ao setor comerciário da cidade, o diretor-geral do Procon ministrou, na Câmara dos Vereadores, a palestra “Diálogo com Fornecedores”. O momento foi marcado pelo esclarecimento de dúvidas e alinhamento de normas na relação de consumo.
Ainda em Santa Inês, foi realizada a ‘Operação Paciência’ de fiscalização em todas as agências bancárias na cidade. Itens como fila de espera, distribuição de senhas e qualidade no atendimento aos consumidores foram analisadas pela equipe de fiscalização do Procon.