O Governo do Estado, por meio do Viva e do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA), garantiu melhorias para a efetivação da cidadania e proteção dos direitos do consumidor na cidade de Balsas. Estive na terça-feira (12) no município, durante reunião com servidores do Viva, para anunciar ações de reestruturação do órgão.
Durante a reunião, foram anunciadas uma série de medidas, incluindo a entrega de novos equipamentos para a unidade do Procon, além do projeto de reestruturação e expansão do Viva em Balsas e demais cidades do estado. Nos próximos dias, serão iniciadas intervenções na unidade do Viva em Balsas, com pintura, troca de lâmpadas, manutenção predial e todos os reparos necessários para o pleno funcionamento dos serviços, além da implantação de uma nova fachada.
Outra medida será o aumento do número de servidores para agilizar o atendimento e também garantir melhores condições de trabalho. Queremos garantir mais qualidade à prestação de serviços aqui no município de Balsas e vamos adotar todas as medidas necessárias para que possamos melhor atender a população. Já conseguimos avançar bastante com a instalação de novas unidades em São Luís, Imperatriz, Coroatá, Barra do Corda e em breve em Chapadinha e Codó. O mais importante é que estamos fazendo isso com 50% a menos de recurso, ou seja, fazendo mais com muito menos.
Para a coordenadora da unidade do Viva em Balsas, Delma Coelho, o município ganha uma nova possibilidade de garantir os direitos da população. “Estamos muito felizes de poder compartilhar hoje que teremos melhorias na nossa unidade para que possamos desempenhar nossa missão com mais qualidade, garantindo segurança, conforto e acessibilidade ao cidadão”, disse.
Além dos servidores e gestores do Viva, também participaram da reunião o prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho; secretários municipais de diversas pastas como Saúde, Cultura, Esporte, Agricultura e Assistência Social; vereadores e deputados.
Fiscalização de agências bancárias
Durante a tarde, participei de fiscalização em sete agências bancárias de Balsas: duas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Bradesco, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste. Foram percebidas importantes melhorias nos serviços bancários da cidade, como instalação de bebedouros, caixas eletrônicos, máquinas de senha, divisórias, acesso aos banheiros para os consumidores e afixação de avisos para melhorar a comunicação interna.
Há ainda melhorias pontuais como a reforma e ampliação da agência do Bradesco, bem como a construção de uma agência segundo o projeto de reestruturação do Banco do Brasil. Apesar das melhorias, o Bradesco foi notificado por não respeitar o tempo máximo de espera de 30 minutos por atendimento, conforme a Lei Estadual n° 7.806/2002.
Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas o atendimento em Balsas já evoluiu. Isto é resultado das fiscalizações semanais que a equipe do Procon realiza em Balsas. E nós não vamos parar. As fiscalizações continuarão para assegurar a humanização do serviço.
Diálogo com os Fornecedores
Na terça-feira foi realizado ainda o primeiro Diálogo com os Fornecedores, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balsas. Durante o evento, os empresários puderam conhecer melhor os direitos do consumidor, legislações estaduais e normas específicas.
Para o presidente da CDL, Manoel Santos, o encontro foi produtivo e trouxe informações essenciais para a atuação dos lojistas da região. “O diálogo é muito importante, para discutir estratégias que fortaleçam a relação entre o consumidor e o fornecedor. Essa iniciativa do Procon de fazer esse encontro para esclarecer várias situações que podem comprometer essa relação é de grande valia para os fornecedores. A CDL estará sempre aberta à ideias inovadoras como essa, que valorizem os lojistas e, consequentemente, os consumidores da região”, disse.
A empresária Ildelice Dias, do ramo de automóveis, participou da reunião e afirmou que foi um momento de muito aprendizado. “Foi uma oportunidade que tivemos de aprender mais sobre os direitos do consumidor. Ficou bem claro para nós que o objetivo do Procon não é punir o empresário, é dar a ele a oportunidade de ‘arrumar a casa’, adotando medidas para beneficiar a população”, reconheceu.
O debate de metas e diálogo sobre o processo de reestruturação do Viva integra as ações do Diálogo com Servidores, que nesta quarta-feira ocorreu em Carolina, na sede do órgão, no Centro.