Nesta quarta-feira (13), foi a vez do município de Carolina receber a nossa visita. Chegamos ao município no período da manhã e logo partimos para realizar fiscalização de bancos. Foram fiscalizadas as agências do Bradesco, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, devido a reclamações dos consumidores.
Durante a fiscalização, o Banco do Brasil foi autuado. As equipes do Procon constataram que os consumidores não estão conseguindo fazer uma série de operações bancárias, como saque e depósito, somente conferência de extratos, saldos e transferência de valores. Para fazer saques e depósitos, os consumidores precisam recorrer à agencia do Correio e ao banco Pag Fácil do Viva, onde há limites diários para as operações.
O empresário Diego Cunha, que estava tentando usar os serviços bancários, afirmou que os moradores da cidade enfrentam os problemas todos os dias. “Só é possível fazer saques na agência dos Correios e no Banco Pag Fácil dentro da unidade do Viva. Mas existe um limite diário para sacar e você tem que colocar um nome na lista de espera. Se tiver disponível, eles avisam; se não, ficamos sem ter como sacar. Até para depósito temos dificuldades e muitas vezes voltamos com o dinheiro para o caixa da empresa. Temos tido muitos prejuízos, inclusive porque nossos clientes não conseguem sacar para fazer os pagamentos em dia”, afirmou.
Este tipo de desrespeito e descaso com o consumidor não será tolerado. O Governo do Estado, por meio do Procon, autuou a agência, cobrando melhorias para que os direitos do consumidor sejam garantidos. Não podemos tolerar esse tipo de afronta ao cidadão.
O Banco do Brasil terá até 10 dias para apresentar defesa e melhorar os serviços. Caso não apresente justificativa, poderá sofrer sanções que variam de multa até suspensão do serviço.
Para o prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá, a intervenção do Procon trará muitos benefícios para a população e visitantes, já que Carolina recebe turistas de outros estados e até mesmo de outros países. “Temos interesse em implementar uma unidade do Procon e esperamos que o mais breve possível esteja em funcionamento aqui em Carolina. Eu não tenho dúvida de que isso será de grande benefício para toda a população carolinense e de que irá melhorar a qualidade dos produtos e serviços que são ofertados também aos visitantes”, afirmou o prefeito.
Diálogo no Viva
No período da tarde, foi realizado o Diálogo com Servidores, que reuniu todos os servidores da unidade do Viva na cidade. Pela primeira vez visitando a unidade de Carolina, conhecemos toda a equipe da unidade e apresentamos o projeto de reestruturação e expansão do Viva no município e em todo o Maranhão.
Além dos servidores e da coordenadora Jocyane Coelho, a reunião teve a participação do vice-prefeito Arney Neto, da deputada estadual Valéria Macedo, do vereador Hélio Barbosa, de secretários municipais e vereadores. É importante que haja essa articulação com as lideranças municipais para o fortalecimento dos serviços públicos.
Estamos tendo a oportunidade única de mudar a realidade de tantos maranhenses que ainda não possuem nem mesmo o RG. Somente este ano já conseguimos avançar bastante com a instalação de novas unidades em São Luís, Imperatriz, Coroatá, Barra do Corda, e em breve em Chapadinha, Codó, São Luís (no Shopping da Ilha), Santa Luzia do Paruá, Coelho Neto e Pastos Bons. Não vamos parar por aí. Se tivermos parceria com o poder municipal e o legislativo, teremos mais força para garantir os direitos de um número cada vez maior de cidadãos.
Encerradas as atividades em Carolina, retornaremos à cidade de Imperatriz onde será realizada, nesta quinta-feira (14), a 1ª edição do Projeto Viva Sem Barreiras, em parceria com o Imperial Shopping. Na sexta-feira (15), será realizada a inauguração oficial da unidade do Viva no Imperial Shopping, às 20h, com a presença do governador Flávio Dino.