No último fim de semana foi realizada a 18ª edição do programa Mais Saúde Animal, que desta vez levou atendimento veterinário gratuito para o bairro Vila Embratel, na área Itaqui-Bacanga, em São Luís. A iniciativa, que ocorre com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Duarte Junior (PSB), realizou mais de 900 atendimentos gratuitos em cães e gatos.
Os atendimentos foram realizados no Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa. Como acontece em todas as ações, o parlamentar acompanhou de perto os atendimentos.
A 18º edição do programa Mais Saúde Animal foi a última do mandato de Duarte Jr como deputado estadual. “Ao longo do nosso primeiro mandato como deputado estadual, a causa animal foi uma das nossas prioridades. Garantimos recursos para vacinação, castração, consultas e diversos outros atendimentos para que pessoas de diversas cidades do nosso estado pudessem cuidar da saúde dos seus pets. Quando assumirmos como deputado federal, vamos buscar recursos para a volta do programa de forma ampliada para beneficiar muito mais cães e gatos”, enfatizou.
Ao todo, foram feitos 907 atendimentos. A maioria foi de vacinação antirrábica. Também foram feitas consultas, exames, triagem de doenças e distribuição de coleiras preventivas para cachorros que testem negativo para leishmaniose, doença tropical que leva ao sofrimento e à morte milhares de cães anualmente.
As ações são executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em bairros da capital e em municípios do interior do Maranhão. Nestas 18 edições o Mais Saúde Animal passou por bairros de São Luís como Vila Embratel, São Francisco, Bairro de Fátima, Cohatrac, Bequimão, Turu, Coroadinho, Anjo da Guarda, Cohab, Cidade Olímpica e Cidade Operária.
Também foram realizadas ações nos demais municípios da Grande Ilha, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, além de cidades do interior como Alcântara, Arari e Barra do Corda.
O Mais Saúde Animal, além de proporcionar prevenção aos pets das famílias atendidas, é uma importante ação de saúde pública já que um animal saudável e vacinado também previne a transmissão de doenças como a raiva para humanos.