Lançamento do meu novo livro sobre Direito do Consumidor em São Luís

Realizei o lançamento do meu novo livro sobre Direito do Consumidor em São Luís Lancei, na última terça-feira (11) o meu novo livro “Direito do Consumidor: origem, proteção jurídica e políticas públicas”. O lançamento aconteceu na Livraria Leitura, no Shopping da Ilha, em São Luís, e contou com a presença de cerca de 500 pessoas, entre autoridades, estudantes, pesquisadores do Direito e público em geral. O livro é resultado da minha experiência à frente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/MA), que presido desde 2015, e de anos de estudo destinados para essa temática. Na obra, abordei as relações de consumo e a importância dos movimentos sociais de proteção do consumidor, que culminaram na formalização do Direito do Consumidor na Constituição Brasileira de 1988 e no Código de Defesa do Consumidor em 1990. Agradeço o apoio de seus familiares, amigos e companheiros de trabalho para a concretização deste trabalho em defesa dos direitos do consumidor. A partir do momento em que temos o apoio de equipes comprometidas, é possível fazer muito com pouco. Agradeço a todos que me ajudaram nessa experiência que me levou a concluir esta obra, que é baseada na minha dissertação de mestrado e pode ser usada como leitura complementar não só para estudantes de direito, mas para a população de um modo geral. Um cidadão consciente de seus direitos é sempre respeitado. Recebi o secretário de Governo do Estado, Antônio Nunes, que disse que o conhecimento é ferramenta importante para a efetivação de políticas públicas.“A presença de técnicos como Duarte no PROCON/MA é fundamental para o Governo porque dá mais qualidade ao serviço prestado, além de enfrentar os problemas a fundo com consciência e conhecimento, tanto que os resultados do PROCON/MA são extremamente positivos”, constatou. Também recebi a estudante Kelma Larissa, do quarto período de Direito da Faculdade Estácio de Sá, motivada pelos conhecimentos do professor. “Duarte tem uma ótima didática e direito do consumidor é uma área que me interessa. Já o vi em várias palestras e acho que está de parabéns”, disse a estudante.

Em parceria com o Cref/MA, interditamos academias irregulares em São Luís

Em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (Cref-MA), interditamos três academias, nesta terça-feira (18), em São Luís. A operação iniciada segunda-feira (17), na região do Maiobão, no município de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís, já interditou oito academias.  As ações prosseguem durante as próximas semanas em parceria com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A previsão é 35 academias devem ser fiscalizadas em São Luís. A operação previne que os consumidores sofram qualquer dano ou sejam lesionados durante a prática de atividades físicas. Identificamos que algumas academias da Região Metropolitana de São Luís estão funcionando sem alvará, sem atestado da Vigilância Sanitária e sem a presença de um profissional registrado no CREF, o que pode gerar um dano à vida, saúde e segurança do consumidor. Por isso, estamos interditando esses estabelecimentos a fim de que possam se regularizar e oferecer um serviço de qualidade aos consumidores maranhenses. Segundo a coordenadora de Fiscalização e Orientação do CREF-MA, Gisela Ruy, todos os estabelecimentos que passaram por sanção foram orientados a se regularizar há pelo menos um ano. “Todas essas academias já tiveram a orientação do Conselho Regional de Educação Física sobre tudo o que é necessário pra ser um estabelecimento regular. Academias irregulares podem estar oferecendo ambientes insalubres ao consumidor, e podem submeter seus alunos ao risco de lesão, às vezes irreversível”, alertou a fiscal. As interdições foram realizadas devido à recorrência da infração ao disposto no Artigo 18\Parágrafo 6°, do Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual são impróprios para o consumo os produtos e serviços que põem em risco a vida, saúde e segurança do consumidor. As academias poderão retomar sua atividade normal assim que se regularizarem segundo aos requisitos exigidos pela lei. Tiveram suas atividades temporariamente suspensas as academias JV (J. Câmara), Global Fitness (Maiobão), Apolo (Vila Kiola), Alteres (Vila Flamengo), Turiuba Fitness (Residencial Turiuba), Sport Fitness (São Francisco), Matrix (São Francisco) e Gênesis (Coreia). Em setembro deste ano, 20 academias foram fiscalizadas durante uma operação em Balsas, e 11 delas foram interditadas. Após a ação, seis das 11 academias interditadas já conseguiram se regularizar e retomaram suas atividades. No ano passado, cerca de 50 academias foram fiscalizadas em São Luís, Imperatriz, Timon e Santa Inês. Vinte estabelecimentos foram interditados e a maioria conseguiu se regularizar e voltar a funcionar normalmente, oferecendo mais qualidade e segurança aos consumidores.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support