Com o intuito de fomentar a educação para o consumo em adolescentes e jovens e formar cidadãos conscientes, a unidade da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MA) em Timon realizou palestras sobre Educação para o Consumo na Escola Municipal José Waquim, na quarta-feira (19). A iniciativa integra as ações já iniciadas pelo órgão em comemoração aos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, celebrado em 11 de setembro.
Alunos de 13 a 20 anos dos turnos matutino e vespertino, acompanhados por seus pais, conheceram os diretos do consumidor, educação financeira, psicologia econômica, economia familiar e outros assuntos. As palestras foram ministradas pela equipe técnica do Procon-MA em Timon, que, ainda, distribuiu exemplares do CDC, através de sorteio.
Os alunos, munidos de informações do órgão, encenaram uma peça relatando um caso de abuso nas relações de consumo, onde o consumidor adquire um produto fora da validade e busca apoio do Procon para auxiliar na troca ou devolução do valor pago com o fornecedor.
O coordenador da unidade, Flávio Vale, disse que é de suma importância a realização de ações como essa, pois possibilita o reconhecimento da importância do equilíbrio nas relações de consumo para o exercício da cidadania na sociedade atual.
“É necessário promover o consumo consciente, já que os adolescentes são muito suscetíveis às pressões publicitárias de diversos produtos. É uma maneira de conscientizar e educar esses consumidores, que influenciam as despesas domésticas da família. É importante que eles tenham todas essas informações”, ressaltou o coordenador.
De acordo com o diretor-geral do Procon-MA, Duarte Júnior, o conhecimento deve chegar a todo. “Assim como o projeto Procon Mirim, a ação cumpre uma política estruturante do governo Flávio Dino que é garantir melhoria na qualidade de vida dos maranhenses. Além disso, planta uma semente que será colhida no futuro, com cidadãos conscientes sobre as relações de consumo. Por enquanto, eles certamente compartilharão o conteúdo aprendido com familiares e amigos, garantindo uma rede de abrangência muito maior que a sala de aula”, destacou.
A diretora-adjunta da escola, Maria de Jesus de Sousa, informou que a palestra fez parte da programação “Semana da Família na Escola”, por isso, alguns assuntos, como o Direito do Consumidor, estavam em pauta. “Esse instrumento auxilia os alunos na educação para o consumo, reforçando também o papel dos pais na formação dos filhos” afirmou.
Unidades do Procon
O órgão está presente em Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon.
Nesta gestão serão inauguradas mais seis unidades, distribuídas nos municípios de Barreirinhas, São João dos Patos, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Presidente Dutra e Santa Luzia.