Treze mil cidadãos são atendidas pelo Procon Móvel na Caravana Governo de Todos

No último fim de semana, entre os dias 20 e 23 de abril, foi realizada mais uma edição da “Caravana Governo de Todos”, que contou com atendimento do Procon Móvel, em parceria com a Polícia Militar, de forma simultânea em 11 municípios maranhenses. As unidades móveis do Procon/MA e do VIVA levaram os serviços da cidadania a todas as regiões do Estado, e atenderam cerca de 13 mil cidadãos.As ações conjuntas do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e do VIVA foram realizadas nos seguintes municípios: Arame, Carolina, João Lisboa, Açailândia, Barreirinhas, Santa Quitéria, Santa Luzia, Bacabal, Esperantinópolis, São João dos Patos e Zé Doca.O município com o maior número de pessoas atendidas foi Santa Quitéria do Maranhão, com 1.643 (mil e seiscentos e quarenta e três) atendimentos.

Em segundo lugar, a cidade de Zé Doca, com 1.521 (mil e quinhentos e vinte e um) atendidos. Santa Luzia ficou em terceiro, com 1.247 (mil e duzentos e quarenta e sete) pessoas atendidas.No começo de abril, outros três municípios foram assistidos pela “Caravana Governo de Todos”: Governador Archer, Santo Antônio dos Lopes e Capinzal do Norte, com 3.105 (três mil cento e cinco) atendimentos. Somadas as duas ações, foram 15.302 (quinze mil e trezentos e dois) consumidores atendidos em todo o Maranhão em um único mês.A “Caravana Governo de Todos” contou com palestras, atendimentos em saúde básica, cadastramentos em programas sociais e eventos esportivos, além dos serviços de emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais, serviços do balcão do cidadão (emissão de boletim de ocorrência, consultas ao NIT, PIS/PASEP, bolsa família, inscrições em concursos) pelo Procon Móvel.

Um dos objetivos do projeto é evitar o deslocamento do cidadão entre os municípios, evitando gastos e transtornos. “Eu teria que viajar até Floriano ou Pastos bons pra renovar meu RG, então teria que faltar o trabalho e teria um gasto muito alto. Com a unidade móvel, já resolvi tudo sem esse desgaste. O governo do Estado está de parabéns”, comentou Ana Maria da Silva, de 39 anos, professora da rede municipal de São João dos Patos. Em Esperantinópolis, a aposentada Carmelita Sousa Félix, de 65 anos, compartilha do mesmo sentimento. “Quantas pessoas que estão aqui que não podem sair para tirar os seus documentos em outra cidade? Muitas. É difícil ter que ir até São Luís, Pedreiras, etc. Para nós, idosos, um evento como este é muito importante e valioso”, comemorou.

Por questões de trabalho e estudo, nem todos podem se deslocar para outra cidade. Como é o caso da estudante Aline Adriane Silva de Sousa, também de São João dos Patos. “Muitas pessoas não podem sair daqui para tirar os documentos, e a gente precisa deles para trabalhar, se locomover, estudar, entre outras coisas.

A unidade vindo aqui é uma oportunidade maravilhosa”, revelou.”Para o trabalho ser bem feito, tem que contar com a presença e a participação de cada um dos nossos municípios. Nós temos hoje a participação de grande parte da nossa comunidade. Essas ações são o que levam o nome e a responsabilidade da administração do Governo de Flávio Dino. Governo voltado para as comunidades e o povo de baixa renda”, comentou Aluisinho, prefeito de Esperantinópolis,.

O sucesso da Caravana comprova a importância e o avanço do projeto em todo o Estado. “Esta ação conjunta com outros órgãos do Governo do Maranhão garante o acesso às políticas públicas, reforçando o quão importante é a emissão da documentação básica para garantir os direitos constitucionais aos cidadãos. Continuaremos buscando garantir a melhoria da qualidade de vida a todos os maranhenses.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support