Servidores do Viva recebem treinamento em LIBRAS para atendimentos em Godofredo Viana

Ser bem acolhido é um direito de todos. Por isso, realizamos, até o dia 13 de julho, um curso de vocabulário básico em LIBRAS para servidores do Viva, em Godofredo Viana.

O curso é ministrado pelo coordenador da unidade, Walberth Tavares, que, apesar de não ser professor de LIBRAS, é fluente na língua. “Tenho uma sobrinha surda e aprendi LIBRAS por causa dela. O surdo se sente muito excluído quando chega num local e não consegue se comunicar. Com este curso, nossos servidores vão aprender o vocabulário básico para se comunicar com esse público”, afirmou o coordenador.

A inclusão social é uma obrigação de todos. Tanto no Viva quanto no Procon trabalhamos para acolher todas as pessoas de forma igualitária e respeitosa, independente de gênero, cor, classe, religião, orientação sexual ou deficiência.  Dessa forma, a melhor maneira de  garantir direitos aos maranhenses é começar por nós mesmos, ajudando a construir um serviço público sem preconceitos nem barreiras, com qualidade para todos e com a cara de todos.

Desde janeiro de 2016 a sede do Procon em São Luís já oferece a possibilidade de atendimento e audiência de conciliação com intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete em audiências de conciliação não tem ônus para os consumidores e deve ser solicitada assim que o consumidor chegar ao órgão e retirar a senha preferencial. O atendimento é feito com auxílio do Skype, ferramenta online de vídeo e chat. Com o recurso online na bancada de atendimento, a tradução da linguagem de sinais é feita por um intérprete da Central de Libras do Maranhão, que funciona na Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Assim, o atendimento ocorre de forma rápida e acessível.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support