Representando o Governo do Estado, o presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MA), Duarte Júnior, ao participar, na Câmara Federal, em Brasília, nesta terça-feira (01), de um ato em homenagem ao aniversário de 403 anos de São Luís – a ser celebrado em oito de setembro -, pediu a união de forças em busca de melhorias para capital maranhense e para todo o estado.
Na sessão solene, de autoria do vice-presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão, Duarte Júnior destacou a operação de combate ao aumento abusivo dos preços dos combustíveis, realizada pelo Procon-MA em parceria com outros órgãos de defesa do consumidor.
“Conseguimos baixar o preço da gasolina, em São Luís que, por exemplo, nunca tinha sido menor que em Teresina. Essa ação foi replicada pelo Procon de Brasília e por outros Procons do país. Esse é um avanço concretizado, entre muitos outros. Saliento a importância da união da Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e da bancada federal do Maranhão, para que possamos transformar a realidade em que vivemos. Fazer uma união, não de partidos políticos, mas uma união das pessoas, pelas pessoas e para as pessoas”, enfatizou o presidente do Procon maranhense.
Duarte Júnior ressaltou que a atuação do Governo do Estado, em apenas oito meses, foi marcada por uma prática constante de prestação de contas dos serviços realizados para a população, além de ações que levam para uma verdadeira mudança.
“São Luís começou a virar a página de um passado que deixou marcas profundas na vida de milhões de cidadãos excluídos. É para eles e com eles que o governo Flávio Dino está trabalhando. Esse é apenas o começo. Estamos atuando incansavelmente para garantir uma cidade e um estado mais justo para os maranhenses”, afirmou.
Também homenagearam São Luís, os deputados Pedro Fernandes, Weverton Rocha, Eliziane Gama, Cleber Verde, Hiran Gonçalves, o senador Roberto Rocha e outros parlamentares. Eles fizeram referência a culinária, os artistas, a música, a beleza arquitetônica da cidade, principalmente do Centro Histórico.
Procon do Maranhão
Recentemente, o Procon-MA passou a ter mais autonomia para trabalhar em defesa dos consumidores maranhenses. O órgão deixou de ser gerência e se tornou uma autarquia.
A mudança foi homologada pelo governador Flávio Dino. A sanção da lei que transforma o Procon-MA em autarquia integra um conjunto de medidas do Governo do Estado para assegurar os direitos dos consumidores no Maranhão.
Uma das metas é garantir que os serviços de proteção ao consumidor cheguem a todas as regiões do estado. Nesse sentido, o Procon-MA inaugurou oito novas unidades em municípios do interior do estado. Antes o órgão possuía apenas cinco unidades fora de São Luís. O objetivo é chegar a 21 unidades até o fim deste ano.
Outro destaque foi a eleição do presidente Duarte Júnior para diretor da região Nordeste da Associação Brasileira de Procons para a gestão 2015/2017. A escolha da diretoria foi feita pelos dirigentes dos Procons Estaduais durante a Reunião Nacional dos Procons de todo o país.