As comemorações pelos 26 anos do Código de Defesa do Consumidor não param! Plantão de renegociação de dívidas, formalização de denúncias e educação para o consumo estão entre as atividades realizadas até o momento em São Luís, Santa Inês, Timon, São João dos Patos, Codó, Chapadinha e São José de Ribamar.
Outras unidades também deverão realizar atividades ainda este mês. Em São Luís, a equipe do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) está em plantão de atendimento ao consumidor nos dias 1 e 2, das 9h às 21h. Os consumidores poderão realizar negociação de dívidas com os parceiros: Claro/NET, Embratel, CEMAR, Pitágoras, Mateus Supermercados, Sky, CEUMA e Maurício de Nassau. A equipe do Procon/MA também estará a postos para receber denúncias e tirar dúvidas.
Nesta quinta-feira (01), durante a abertura do evento, palestrei sobre os desafios e as conquistas do CDC. Na ocasião, os alunos da escola Força Aérea Brasileira assistiram e participaram de espetáculo teatral sobre educação para o consumo.
O Código de Defesa do Consumidor é um marco para a democracia brasileira, e precisa ser comemorado. Para nós, a melhor comemoração dos 26 anos do CDC é a ampliação e constante melhoria dos serviços de proteção e defesa do consumidor maranhense.
Na renegociação de dívidas, Marnand Fernandes, 24 anos, que mora na Cidade Operária, foi até o evento para solucionar um débito com uma concessionária de serviço público e saiu de lá satisfeito. “Estou tentando negociar esse débito há mais de 5 meses e a divida só aumenta, mas hoje consegui fazer um parcelamento, com a ajuda do Procon, que superou minhas expectativas”, comemorou. O atendimento no Tropical Shopping continua até as 21h de sexta-feira, 2.
Comemorações no Maranhão
Em Santa Inês, 450 estudantes da rede municipal participaram do projeto Procon Mirim, nos dias 26 e 30 de agosto. A equipe do Procon/MA em Santa Inês levou para os alunos conhecimentos sobre consumo consciente, combate ao superendividamento e noções de direito do consumidor. O Procon Mirim também chegou aos municípios de São João dos Patos e São José de Ribamar.
Segundo o coordenador do Procon/MA em Santa Inês, a receptividade dos mais jovens é resultado do intenso trabalho realizado no município. “Isso me faz crer mais ainda que estamos no caminho certo, pois vi no rosto de cada professor e aluno que eles se sentem representados pelo Procon”, destacou. Também em Santa Inês, consumidores puderam renegociar dívidas e tirar dúvidas no stand disponível na Praça das Laranjeiras.
A unidades do Procon/MA em Codó, São José de Ribamar, Pátio Norte Shopping e Chapadinha realizaram ação educativa nas ruas, com distribuição de panfletos e orientação sobre direitos do consumidor. As comemorações do aniversário do CDC marcam a primeira semana de atividades do Procon/MA em Chapadinha, e foi uma oportunidade para informar a população sobre a formalização de denúncias e direitos básicos. Em Codó, a equipe realizou ainda plantão de atendimento.
Até o fim do mês, outras unidades darão continuidade às ações comemorativas. Denúncias ou dúvidas podem ser enviadas por meio do aplicativo do Procon/MA disponível para smartphones Android e IOS.
Fonte: Procon Maranhão