Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março, o presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Duarte Júnior, ministrou palestras sobre direitos do consumidor e consumo consciente em escolas de São Luís. No dia 15, o presidente esteve no colégio Batista Ludovicense, e no dia 16, no colégio Master.
As palestras fazem parte da programação da 2ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento do Procon e das programações que escolas prepararam para o Dia do Consumidor. Durante as visitas às escolas, Duarte Júnior destacou a importância do papel dos estudantes na conscientização de suas famílias e amigos para o consumo consciente. “Ao ver um brinquedo ou uma roupa legal, é normal cair na tentação de pedir para o pai ou para a mãe. Mas vocês precisam pensar: eu realmente preciso disso? É preciso investir primeiro no essencial: a mensalidade da escola, as contas de luz e água”, disse o presidente aos alunos.
Para Sara Borralho, estudante do 9° ano do Colégio Batista Ludovicense, levar o conhecimento dos direitos do consumidor para a escola contribui para a educação dos mais jovens. “Agora a gente sabe como reagir da forma certa quando for comprar alguma coisa e se sentir prejudicado”, afirmou a estudante.
Para Kaciana Vasconcelos, coordenadora do Colégio Master, a parceria com o Instituto favorece o processo educativo escolar. “Consideramos que nós, educadores, com essas parcerias, podemos atuar positivamente. Nosso principal objetivo é formar cidadãos críticos capazes de se organizar também financeiramente”, afirmou a coordenadora.
O presidente informou, ainda, que o Procon promove desde 2015 educação para o consumo em escolas públicas do estado, através do projeto Procon Mirim, e que em 2016, o projeto será expandindo e levado para mais escolas. O objetivo é iniciar a educação para o consumo na infância e garantir uma sociedade mais consciente. “O ‘Procon Mirim’ cumpre uma política estruturante do governo Flávio Dino, em garantir melhoria na qualidade de vida dos maranhenses. Acreditamos que é possível mudar a realidade em vivemos através das crianças, por meio da educação, garantindo uma rede de abrangência muito maior que a sala de aula”, disse.
Além de palestras em escolas, a 2ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento conta também com renegociação de dívidas e ações de educação para o consumo. Em São Luís, o evento acontece na praça de eventos do Rio Anil Shopping, e em Imperatriz, no Imperial Shopping. Todas as 20 unidades do Procon/MA possuem programação própria em comemoração ao Dia do Consumidor.