O Nordeste é a região brasileira com maior índice de inadimplência do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o levantamento, em janeiro, o crescimento do número de consumidores inadimplentes na região é de quase 4% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
O dado é preocupante e chama atenção dos órgãos de defesa do consumidor como o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), que com o objetivo de promover a conciliação entre consumidores e fornecedores, para a renegociação de dívidas e regularização de cadastro perante os órgãos de proteção ao crédito, realizará no período de 15 a 18 de março, a ‘2ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento no Maranhão’.
“Será uma oportunidade para que consumidores consigam negociar suas dívidas. Durante a semana eles serão orientados sobre o consumo consciente para que consigam organizar o orçamento familiar, evitando o comprometimento de sua renda”, destacou o presidente do Procon, Duarte Júnior.
Todas as unidades do Instituto estarão envolvidas na atividade alusiva ao Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março. Em São Luís a semana acontece no Rio Anil Shopping, e em Imperatriz, no Imperial Shopping. Nos demais municípios, as ações de renegociação e orientação serão realizadas nas próprias unidades, em praças públicas, nas ruas e em escolas.
Na capital, participam do evento empresas de telefonia fixa e móvel, bancos (Banco do Brasil, BGN, BMG, Bradesco, BV financeira, Caixa, Carrefour, Citibank, Daycoval, Fibra, Hsbv, Itaú Unibanco, Mercantil, Panamericano, Safra e Santander), TV por assinatura, lojas de varejo e concessionárias de serviços públicos. Entre os fornecedores que já confirmaram participação no evento estão Eletrolar, SKY, CDL, Tim, Net, Claro, Embratel, TVN, Cemar, Caema e secretarias do estado. Mais parceiros devem aderir à Semana. Servidores do PROCON/MA irão acompanhar cada diálogo entre fornecedores e consumidores.
Algumas atividades que integram a programação da semana já foram iniciadas. Em Caxias, nesta terça (08) e quarta-feira (09), foi realizado o cadastro prévio de consumidores interessados em renegociar dívidas. E neste sábado (12), o Procon de Imperatriz, realizou distribuição de material informativo e dará orientações ao consumidor para instalação do aplicativo do Procon no celular.
Além de São Luís e Imperatriz, atualmente o Proco possui unidades em Açailândia, Bacabal, Balsas, Barreirinhas, Caxias, Codó, Cururupu, Estreito, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Luzia, São José de Ribamar, Santa Inês, São João dos Patos, Pinheiro, Pedreiras, Viana e Timon.
Como negociar?
Para ter acesso à renegociação da sua dívida, não esqueça de ter em mãos todos os documentos que comprovem o débito (contrato, boletos bancários, comunicados dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, etc.), além de seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência). É importante também já ter em mente uma proposta de parcelamento que caiba no seu bolso para apresentar à empresa credora. Caso sua dívida seja com empresas que não estão presentes no evento, é possível enviar uma proposta para o fornecedor e buscar acordo.
Acesso a cidadania
Os serviços do Viva também estarão disponíveis durante o evento. Quem precisar, poderá emitir documentos como RG, CPF, certidão de antecedentes criminais, e ainda ter acesso aos serviços do Balcão do Cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, faturas, 2ª via de contas, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.
A Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento marca as comemorações do dia 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, instituído pelas Nações Unidas em 1985. “A data é comemorada pelos consumidores de todo o mundo como forma de promover o consumo consciente e os direitos do consumidor. Nós enfatizamos o combate ao superendividamento para incentivar a melhoria de vida de todos os cidadãos maranhenses, a partir da boa gestão da renda familiar”, destacou o presidente do Procon, Duarte Júnior.