Procon/MA e parceiros beneficiarão interessados em renegociar dívidas

O Nordeste é a região brasileira com maior índice de inadimplência do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o levantamento, em janeiro, o crescimento do número de consumidores inadimplentes na região é de quase 4% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

2ª Semana de Prevenção e Combate ao Superendividamento

O dado é preocupante e chama atenção dos órgãos de defesa do consumidor como o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), que com o objetivo de promover a conciliação entre consumidores e fornecedores, para a renegociação de dívidas e regularização de cadastro perante os órgãos de proteção ao crédito, realizará no período de 15 a 18 de março, a ‘2ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento no Maranhão’.

“Será uma oportunidade para que consumidores consigam negociar suas dívidas. Durante a semana eles serão orientados sobre o consumo consciente para que consigam organizar o orçamento familiar, evitando o comprometimento de sua renda”, destacou o presidente do Procon, Duarte Júnior.

Todas as unidades do Instituto estarão envolvidas na atividade alusiva ao Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março. Em São Luís a semana acontece no Rio Anil Shopping, e em Imperatriz, no Imperial Shopping. Nos demais municípios, as ações de renegociação e orientação serão realizadas nas próprias unidades, em praças públicas, nas ruas e em escolas.

Na capital, participam do evento empresas de telefonia fixa e móvel, bancos (Banco do Brasil, BGN, BMG, Bradesco, BV financeira, Caixa, Carrefour, Citibank, Daycoval, Fibra, Hsbv, Itaú Unibanco, Mercantil, Panamericano, Safra e Santander), TV por assinatura, lojas de varejo e concessionárias de serviços públicos. Entre os fornecedores que já confirmaram participação no evento estão Eletrolar, SKY, CDL, Tim, Net, Claro, Embratel, TVN, Cemar, Caema e secretarias do estado. Mais parceiros devem aderir à Semana. Servidores do PROCON/MA irão acompanhar cada diálogo entre fornecedores e consumidores.

Algumas atividades que integram a programação da semana já foram iniciadas. Em Caxias, nesta terça (08) e quarta-feira (09), foi realizado o cadastro prévio de consumidores interessados em renegociar dívidas. E neste sábado (12), o Procon de Imperatriz, realizou distribuição de material informativo e dará orientações ao consumidor para instalação do aplicativo do Procon no celular.

Além de São Luís e Imperatriz, atualmente o Proco possui unidades em Açailândia, Bacabal, Balsas, Barreirinhas, Caxias, Codó, Cururupu, Estreito, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Luzia, São José de Ribamar, Santa Inês, São João dos Patos, Pinheiro, Pedreiras, Viana e Timon.

Como negociar?

Para ter acesso à renegociação da sua dívida, não esqueça de ter em mãos todos os documentos que comprovem o débito (contrato, boletos bancários, comunicados dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, etc.), além de seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência). É importante também já ter em mente uma proposta de parcelamento que caiba no seu bolso para apresentar à empresa credora. Caso sua dívida seja com empresas que não estão presentes no evento, é possível enviar uma proposta para o fornecedor e buscar acordo.

Acesso a cidadania

Os serviços do Viva também estarão disponíveis durante o evento. Quem precisar, poderá emitir documentos como RG, CPF, certidão de antecedentes criminais, e ainda ter acesso aos serviços do Balcão do Cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, faturas, 2ª via de contas, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.

A Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento marca as comemorações do dia 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, instituído pelas Nações Unidas em 1985. “A data é comemorada pelos consumidores de todo o mundo como forma de promover o consumo consciente e os direitos do consumidor. Nós enfatizamos o combate ao superendividamento para incentivar a melhoria de vida de todos os cidadãos maranhenses, a partir da boa gestão da renda familiar”, destacou o presidente do Procon, Duarte Júnior.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support