Após atender o município de Paço do Lumiar durante 3 dias, as unidades do Procon Móvel, junto com o VIVA, se deslocam para um novo destinos neste fim de semana. Assim, os órgãos levam os serviços da cidade para ações sociais, comunidades e igrejas com o intuito de garantir mais acesso e cidadania aos cidadãos.
No dia 18, de 9h às 17h, o atendimento acontece na Igreja do Evangelho Quadrangular, localizada na Rua Raimundo Corrêa, no Monte Castelo. Nessa ocasião, todos os serviços serão gratuitos. Para outras informações, basta acessar o site www.viva.ma.gov.br
Durante todo o dia, serão oferecidos os serviços de formalização de denúncia e orientação ao consumidor e fornecedor, além dos serviços do VIVA de documentação básica, que incluem emissão de 1º e 2º via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão (boletim de ocorrência, consultas NIT, PIS/PASEP, bolsa família e outros serviços online).
O serviço de unidades móveis busca levar atendimento para mais perto da população e promover cidadania. Esta é uma maneira que encontramos de garantir o acesso do cidadão aos seus direitos constitucionais. Com as unidades móveis temos a oportunidade de ampliar a nossa rede de atendimento, levando os nossos serviços para mais perto da população, com a mesma qualidade e efetividade que já oferecemos nas nossas unidades fixas.
O coordenador de jovens da igreja, Israel De Napoli, pontua sobre a importância da iniciativa não só para os membros da congregação, mas também para o bairro. “Enquanto cristãos, devemos nos preocupar com a salvação humana, mas não podemos negligenciar o cuidado e o atendimento às necessidades básicas daqueles que nos rodeiam. E contar com o apoio do Governo do Maranhão para alcançar esse propósito é muito gratificante. Unir as ações Estado ao alcance da igreja para proporcionar aos moradores do bairro do Monte Castelo o acesso à cidadania vai gerar muitos benefícios para população local”, ratificou.
É importante lembrar que para acessar os serviços do VIVA, o cidadão deve estar com os documentos originais. Para solicitar o RG é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento.
No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A inscrição é gratuita, bem como a segunda via. Vale lembrar que para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis.
Para formalizar a reclamação, o consumidor deve levar os documento pessoais, comprovante de residência e documentos que comprovem a relação de consumo.