PROCON Maranhão realiza ação informativa em Santa Inês

Acesso à informação é o primeiro passo para que as relações de consumo se tornem equilibradas. Os consumidores precisam conhecer os seus direitos e os fornecedores seus deveres. Por isso, a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) realizou, nos dias 30 e 31 de julho, uma operação de conscientização em Santa Inês, no interior do estado.

 

Inaugurada em junho deste ano, a unidade do órgão em Santa Inês está trabalhando para que os comerciantes da região se adequem às leis de garantidas aos consumidores. Visando este objetivo, a equipe local do Procon distribuiu em bares e restaurantes da região, cartilhas e panfletos informativos sobre o direito dos consumidores e a importância e obrigação da presença de um Código de Defesa do Consumidor em cada estabelecimento. Mais de 20 locais receberam a visita informativa da equipe do órgão.

 

No início do mês, a ação foi realizada no centro comercial da cidade, quando cerca de 50 estabelecimentos receberam orientação. Os bares e restaurantes vistoriados tem o prazo de 10 dias para adequação.

 

As ações seguem orientação do diretor-geral do Procon-MA, Duarte Júnior. Ele afirmou que orientar os consumidores acerca dos seus direitos é uma diretriz do governo Flávio Dino. O órgão é vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

 

De acordo com o coordenador da unidade de Santa Inês, Jession Passos, o setor comerciário da cidade tem recebido bem as orientações do órgão. “Este tipo de ação visa levar conhecimento e informação aos donos e responsáveis pelos estabelecimentos. Muitos não sabiam das obrigações. Assim que orientamos, a maioria dos comerciantes se dispõe, prontamente, à adequação. É positivo para todos”, disse.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support