Os moradores de Buritizinho, nos arredores de Timon, conquistaram, na última semana, um serviço considerado fundamental para a maioria dos brasileiros. Em ação realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON-MA) as famílias que habitam o povoado foram contempladas com a prestação de serviço de energia elétrica.
Anteriormente, em 2007, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), chegou a levar um projeto de instalação de energia para a localidade, mas 12 famílias ficaram de fora do projeto, mantendo suas casas dependentes de lamparinas ou gambiarras, que colocavam em risco a vida dos moradores. Em 2012, através do programa “Luz para Todos”, oito dessas famílias passaram a ter energia elétrica em casa, permanecendo 4 famílias ainda sem acesso à energia.
Após denúncias de moradores, a unidade do PROCON Maranhão em Timon buscou acordo com a concessionária de energia que se comprometeu em instalar, no prazo de 60 dias, energia elétrica, com contadores individuais para todas as residências de Buritizinho.
De acordo com Duarte Júnior, presidente do órgão, esta ação só foi possível através do projeto de municipalização do órgão. “Inauguramos uma unidade do PROCON em Timon há 5 meses. Esse avanço possibilitou, em tão pouco tempo, entre tantas ações, a melhoria na qualidade de vida de um povoado, que há mais de 15 anos sofria pelo mau serviço de energia elétrica. Isso só foi possível graças a este projeto, que descentraliza atendimentos e denúncias e torna o PROCON-MA um órgão presente na vidas das pessoas”, declarou.
O coordenador PROCON-MA em Timon, Flávio Vale, disse que seguindo orientações do presidente do órgão buscou acordo com a Companhia de Energia para que regularizasse a situação dos moradores e que prontamente teve resposta. “Nosso objetivo é levar os serviços de proteção ao consumidor a todos. Em pouco tempo, temos conquistado grandes benefícios à população”, afirmou.
Apenas este ano oito unidades do PROCON foram instaladas no interior do estado. Além de Timon, receberam o órgão Estreito, Açailândia, Codó, Bacabal, Santa Inês, Pinheiro e Itapecuru. Serão contempladas, até dezembro, as cidades de Barreirinhas, São José de Ribamar, São João dos Patos, Viana, Santa Rita, Santa Luzia, Barra do Corda e Presidente Dutra. Serão 21 unidades do PROCON espalhadas em todas as regiões do estado.