Procon inaugura unidade em Timon e renova estrutura nas unidades de Codó e Caxias

Para ampliar o atendimento por intermédio dos serviços de orientação, fiscalização e apoio aos consumidores de todo o estado, a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) inaugura unidade em Timon e renova a estrutura nas unidades de Codó e Caxias. A iniciativa integra o projeto de Municipalização do Procon, órgão vinculado à secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

 

O diretor do órgão, Duarte Júnior, acompanhado de membros da equipe técnica, inaugura nesta quarta-feira (8), às 8h30, a primeira agência do Procon no município de Timon. O posto fica localizado na Rua Coronel Falcão, s/n, Centro.

 

Também nesta quarta-feira, o grupo segue para Caxias, onde a unidade do Procon, localizada na Rua Aarão Reis, 704, Centro, em atividade desde 2011, recebe novos materiais de trabalho para sua reestruturação. O diretor do órgão ministra ainda, às 16h, a palestra “Diálogo para a harmonização das relações de consumo”, no auditório do Viva Cidadão, e recebe o setor comerciário da cidade.

 

Na quinta-feira (9), será a vez de Codó receber materiais para reforço estrutural. Às 8h30, a equipe realiza a entrega de equipamentos na agência do Procon, instalada na Rua Henrique Figueiredo, 489, Centro, que funciona desde novembro de 2014. Às 10h30, no auditório da Câmara dos Dirigentes e Lojistas (CDL), comerciários, membros da OAB e bancários do município participarão da palestra “Diálogo para a harmonização das relações de consumo”.

 

Para Duarte Júnior, a expansão da atuação do órgão aproxima ainda mais os consumidores de seus direitos. “Consumo e cidadania estão intimamente relacionados. O projeto de municipalizar o Procon, seguindo orientações do governador Flávio Dino, assegura conhecimento e garantia de direitos para a população de todo o Maranhão. Com a proximidade física, a relação entre o órgão e os consumidores tende a ficar cada vez mais estreita, beneficiando os mesmos”, afirma.

 

Municipalização do Procon

 

Treze novas unidades do Procon serão instaladas nos municípios maranhenses e sete postos passarão por processo de reestruturação física. O anúncio do projeto de municipalização do órgão foi feito no dia 26 de março por meio da assinatura do termo de cooperação técnica entre o governo do Estado e as prefeituras maranhenses. O projeto segue diretriz do governador Flávio Dino, com o intuito de estabelecer um intercâmbio de informações entre órgãos oficiais e aprimorar o atendimento ao consumidor.

 

Unidades do Procon

 

O processo de municipalização do Procon iniciará com a capacitação dos servidores que atuarão nas unidades. A sede do Procon, localizada da na Rua do Egito, receberá equipes que serão treinadas para atender da melhor forma o consumidor.

 

Os municípios de São João dos Patos, Bacabal, Presidente Dutra, Açailândia, Itapecuru, Santa Luzia, Barreirinhas, Pinheiro, Santa Inês, Timon e Estreito serão contemplados com as novas unidades e Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras e São Luís (Sede, Unidade Viva-Cidadão Praia Grande e Viva-Cidadão João Paulo) receberão reforço estrutural.

 

Benefícios

 

Com o projeto de Municipalização do Procon-MA, os consumidores serão beneficiados com a prevenção de conflitos nas relações de consumo; a proteção e defesa dos consumidores, individual e coletivamente, por meio de atendimento e fiscalização; educação para o consumo, informando e conscientizando toda a população; a promoção da harmonia nas relações de consumo, além de auxilio aos fornecedores para a melhorar a prestação de serviços, por meio da atenção à legislação e atendimentos para a realização de reclamação e solução de demandas de consumo.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support