Nesta terça-feira (18), o deputado estadual Duarte Jr (Republicanos) foi o segundo pré-candidato à Prefeitura de São Luís a participar do programa Linha de Frente, na TV Maranhense. Sob o comando de Osvaldo Maya, o Linha iniciou uma série de entrevistas com aqueles que devem concorrer ao pleito deste ano, para estar à frente do executivo municipal em 2021. A jornalista Daniela Bandeira foi convidada para participar da edição.
Logo no início, o ex-presidente do PROCON e VIVA Cidadão destacou uma das características que o diferencia dos políticos tradicionais: a origem simples e sem ter na família influência de políticos. “Cheguei aqui por força de muita luta, muito trabalho, não tive privilégios na minha vida, não sou de família de políticos. Desde muito cedo eu trabalhei, com 7 anos, vendendo chocolate na Expoema. Trabalhei em cantina de colégio, trabalhei como palhaço em programa infantil, aos 14 anos, pra financiar os meus estudos, ou seja, muita luta”, enumera.
“Nós mudamos essa realidade”
Ele ainda discorreu acerca de realizações à frente do PROCON e do VIVA Cidadão, como o combate ao cartel dos combustíveis. “Na minha gestão, a gasolina em São Luís era a mais barata do país, enfrentamos setores nunca antes enfrentados, por exemplo, apreendemos todos os ônibus com mais de 15 anos em circulação. Depois, graças ao governo de Flávio Dino, tive outra oportunidade, a de presidir o VIVA Cidadão. Antes da nossa gestão, as pessoas esperavam do lado de fora, embaixo de chuva e sol, pra emitir uma identidade. Nós mudamos essa realidade. Nós transformamos 5 em 50 unidades, garantimos um serviço com qualidade, conforto, comodidade, segurança e reduzimos os gastos públicos em 42%. Isso me faz ter a certeza que é possível, sim, mudar, porque essa mudança que todos falam, eu vivi”, completa o pré-candidato.
Trabalho permanente
Duarte concluiu a participação no programa enfatizando o que já fez e pediu aos ludovicenses que conheçam sobre suas ações por meio das redes sociais e sobre a forma de trabalho permanente que realiza muito antes do período de pré-campanha. “Nós não começamos a visitar as casas, as ruas, os bairros em pré-campanha. Nós trabalhamos todo dia, desde quando o governador Flávio Dino, que foi meu professor, me deu a oportunidade de ingressar no serviço público. Não entrei por meio de privilégios, por meio de troca de favores. Eu entrei no serviço público porque o governador rompeu com esse padrão de indicar pai, filho, indicar pessoas sem critérios técnicos, e foi essa oportunidade que me fez chegar até aqui. Por isso, eu peço a vocês que nos conheçam um pouco mais. São Luís precisa de um choque de gestão. Asfalto de qualidade, serviços públicos de saúde de qualidade e honrar a confiança das pessoas não com promessas, mas com resultados”, conclui.