PL de Duarte garante informações de hospitais particulares sobre leitos para Covid-19

A proposta prevê mais transparência e que planos de saúde ofereçam hospitais de campanha a consumidores

O deputado estadual Duarte (Republicanos), durante a ordem do dia – momento em que ocorrem discussões e votações de proposições – teve seis projetos de lei (PL) de sua autoria incluídos na sessão plenária, desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

Entre os apresentados, cinco já foram aprovados e agora aguardam sanção do governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino. Um deles é o PL n° 128/2019, que obriga os hospitais e clínicas particulares a informarem a quantidade de leitos de UTI e clínicos destinados a pacientes acometidos pela Covid-19 a órgãos de defesa do consumidor, como o PROCON, e à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com os hospitais particulares não tendo condições de suprir a demanda, Duarte acredita que a legislação proposta crie melhores condições de monitoramento a fim de garantir durante a pandemia oferta e manutenção de hospitais de campanha pelos planos de saúde.

“Em outros estados já têm planos de saúde construindo hospitais de campanha para garantir leitos aos seus consumidores. Por que a mesma coisa não acontece aqui? Eles recebem todo mês, valores que são reajustados sem qualquer critério, e o consumidor paga, mas quando precisa, não pode ter acesso ao serviço”, disse o deputado.

Outros projetos de lei aprovados
Além do acesso a informação sobre leitos disponíveis, o PL nº 103/2019 vai contribuir com a CPI do Combustível instalada no último dia 15, que tem o próprio Duarte como presidente da Comissão.

Como lei, poderá obrigar refinarias, distribuidoras e revendedoras de gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial a fornecerem informações de preços ao PROCON/MA. Dessa forma, o órgão de defesa do consumidor poderá divulgar os dez preços mais baratos a fim de gerar concorrência e, consequentemente, melhores opções para o consumidor.

Os demais PLs aprovados foram o n° 252/2019, que obriga as concessionárias de telefonia fixa e de celular a cancelarem a multa da fidelidade; o n° 582/2019, que garante direito à informação sobre a possibilidade de reconstrução da mama a pacientes que sofrerem mutilação decorrente de tratamento de câncer; o n° 586/2019, que obriga as maternidades públicas e privadas a realizarem o teste do quadril em todos os recém-nascidos.

Já o Projeto de Lei n° 462/2019, que estabelece desconto de um trinta avos sobre o valor da tarifa mínima mensal do serviço de energia elétrica, por dia de falta de fornecimento, ainda aguarda aprovação.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support