A inauguração da unidade do PROCON-MA em Barreirinhas, realizada na última quarta-feira (16), marca um momento importante na relação de consumo entre a população, os visitantes e os prestadores de serviço na cidade turística.
O prefeito Léo Costa comentou que por causa do crescimento da cidade e da dinâmica do mercado, o município necessitava da presença do poder público, possibilitando melhores serviços. “Queremos agradecer a atenção do Governo do Estado, compromisso se faz na prática e não na teoria. Barreirinhas está crescendo e vai crescer mais ainda, por isso era importante o ordenamento jurídico”, disse.
Para o prefeito, a unidade do PROCON ajuda na defesa e orientação dos consumidores e também orienta os empresários, sendo um ponto de acolhimento do direito, da cidadania. Uma problemática constante estava relacionada com os conflitos entre a população e as agências bancárias. “A população, às vezes, se sente órfã, mas a presença do Procon vai dar mais equilíbrio nessa relação”, destacou.
Este ano, além de inaugurar novas unidades, foram feitas melhorias nos Procons existentes, na tentativa de efetivar, cada vez mais, o atendimento aos consumidores. De acordo com presidente do PROCON-MA, Duarte Júnior, a municipalização do instituto é fundamental para o atendimento aos maranhenses. “Nosso objetivo é tornar a defesa do consumidor uma realidade em todo o estado. Com essa unidade estratégica em Barreirinhas, buscamos a melhoria na prestação dos serviços aos consumidores e o incentivo ao turismo em nosso estado!”, afirmou.
Também estiverem na cerimônia de inauguração o Chefe de Gabinete, Antônio Caldas; a Secretária de Saúde, Socorro Itapary; o capitão Rodrigues, da Polícia Militar; membros do Corpo de Bombeiros; o Secretário Adjunto de Turismo, Regis Júnior; e o Assessor de Comunicação, Norman Lópis.
Diálogo com Fornecedores
Na inauguração da unidade do PROCON-MA em Barreirinhas, o setor comerciário da cidade foi orientado pelo presidente do órgão, Duarte Júnior, por meio da palestra “Diálogo com Fornecedores”, que teve como objetivo esclarecer dúvidas e alinhamento de normas na relação de consumo e contou com a presença de comerciantes locais, consumidores e autoridades locais.
O PROCON está presente em Açailândia, Bacabal, Balsas, Barreirinhas, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon. Nesta gestão serão inauguradas mais cinco unidades nos municípios de São João dos Patos, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Presidente Dutra e Santa Luzia.
Como fazer a denúncia?
Para a reclamação ser formalizada basta apresentar cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e documentos pertinentes à reclamação. Outra possibilidade é denunciar pelas redes sociais (instragram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão) ou por meio do aplicativo do Procon.