NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Artigo – texto que forma um corpo distinto numa publicação (Dicionário Antônio Houaiss).
O trabalho deve ser um artigo sobre tema tratado na disciplina, discutindo ou comparando idéias de um ou mais autores e/ou sobre uma temática geral abordada por alguns autores. Poderão também ser utilizados autores ou textos que não foram lidos na disciplina, desde que relacionados com a temática abordada no curso e que sejam utilizados também alguns textos vistos na disciplina. Os artigos devem, preferencialmente, estar relacionados a alguma pesquisa realizada com vistas à elaboração da dissertação ou tese, desde que utilizando o referencial estudado.
Será interessante se puder ser apresentado e discutido algum evento científico e, também, vir a ser publicado.
Texto de 13 a 18 páginas, espaço 1,5, letra Times New Romam – 12.
Capa com instrução, título do trabalho, nome do autor(a), indicação de que é trabalho para obtenção da 2ª nota da disciplina, ministrada pelo professor Duarte Jr., local e data.
Sumário, se for necessário. Se julgar necessário pode conter notas de rodapé que esclareçam detalhes.
Deve conter pequeno resumo (máximo de 15 linhas) e três a cinco palavras-chave.
Todas as citações deverão ser acompanhadas de referência, segundo normas da ABNT.
Nas citações, no corpo do texto, o sobrenome do autor(a) deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação da literatura utilizada e, quando for o caso, da página, como no exemplo: Martins (1995, p.46).
Caso o nome do autor(a), o ano e data sejam entre parênteses, deverão estar separados por vírgula, em letras maiúsculas, como no exemplo: (DAMON, 1974, p. 46).
As citações com mais de três linhas devem ser em letra Times New Roman – 10 e recuo de margem.
Ao final, deve vir as Referências (bibliografia consultada) contendo sobrenome dos autores em ordem alfabética e seguindo as normas da ABNT.