Mulheres em pauta: Duarte participa de diálogos em Dia da Igualdade Feminina

No Dia Internacional da Igualdade Feminina (26), o deputado estadual e pré-candidato Duarte Jr (Republicanos) realizou um amplo diálogo com mulheres de vários bairros de São Luís. A ocasião serviu para que elas manifestassem antigas insatisfações, fizessem sugestões, além de declararem apoio à pré-candidatura do ex-presidente do PROCON.

Na linha de frente dos temas propostos estiveram a advogada e mestra em Políticas Públicas Karen Barros e a deputada estadual Daniella Tema. E diante do maior público reunido em um evento do Bora Resolver, Barros destacou a importância que a mulher terá em uma eventual gestão de Duarte na Prefeitura e que ela, na condição de primeira-dama, será porta-voz das causas femininas. Ela comentou sobre a importância da mulher discutir e exigir a igualdade de direitos.

“As políticas municipais estão falhando com nós mulheres, então a gente precisa debater, a gente precisa discutir, vocês precisam falar, a gente precisa dizer que está precisando muito além de creches, além de exames eficientes, atendimento eficiente, a gente precisa de respeito, precisa de igualdade”, afirma.

Já a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio, Daniella Tema, comentou sobre seu empenho para dar oportunidades para a juventude, sobre o Projeto de Lei Aluguel Maria da Penha que cria subsídio para mulheres vítimas de violência doméstica e reiterou o apoio a Duarte.

“A gente vive num estado rico, a gente tem uma cidade maravilhosa, a gente tem uma cidade que precisa ser colocada no mapa do desenvolvimento. Nós temos um potencial turístico absurdo que é muito mal explorado. É por isso, Duarte, por acreditar que você pode ser a pessoa que pode resgatar o amor pela Ilha, que eu estou aqui hoje declarando publicamente apoio à sua pré-candidatura”, afirma Tema.

Reivindicações
Uma das reivindicações mais presentes vai ao encontro de um dos compromissos de Duarte: aumento da cobertura da Atenção Básica. “Nós precisamos garantir às nossas mulheres que os exames sejam entregues em tempo oportuno pra que a detecção de um câncer de colo de útero seja tratado precocemente. Confio em Duarte e sei que ele vai fazer uma São Luís melhor”, disse a enfermeira Joelma Veras.

“Chega da mesma coisa, chega de comodismo, de acordos onde o povo é sempre o último. Faz-se acordos e o povo sempre fica pra depois. Queremos creche, Duarte, nós vamos deixar os nossos filhos com quem?”, indagou Roseana, uma das várias participantes do evento.

Também estiveram presentes o vice-governador do Estado do Maranhão e vice-presidente nacional do Republicanos, Carlos Brandão; o deputado federal Cleber Verde (Republicanos) e o presidente estadual do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Júnior Verde, além do secretário de Relações Institucionais do Maranhão (SRI), Enos Costa Ferreira.

O vice-governador Carlos Brandão, inclusive, comentou sobre o diferencial da pré-campanha de Duarte. “Eu já participei de várias, mas essa do Duarte tem sido realmente diferente, onde as pessoas saem da plateia e dão o seu depoimento. Esse é um governo transparente, esse é um governo que vai ser com a população.”

Nas reuniões que tem realizado pelos bairros, além de eventos temáticos, Duarte Jr tem adotado como característica principal ouvir os participantes em vez de fazer longos discursos, mas comentou sobre a importância do evento para construir uma gestão participativa.

“Estou muito feliz com o evento de hoje. É uma noite para as mulheres e para pensarmos em soluções que promovam a elas dignidade e melhor qualidade de vida. E, claro, enaltecemos o Dia Internacional da Igualdade Feminina, demonstrando todo o nosso respeito, ouvindo pautas, experiências e tratando de iniciativas para a garantia de direitos da mulher. Aproveito para agradecer a adesão que estamos recebendo delas à nossa pré-candidatura”, disse Duarte.

Compromissos
Os compromissos firmados por Duarte no encontro são a estruturação e fortalecimento da política municipal das mulheres; aumento da cobertura da Atenção Básica para zerar a fila de exames preventivos, a ampliação da acessibilidade nos órgãos públicos e criação de creches com a iniciativa privada, tendo como contrapartida a redução de tributos para as empresas parceiras.

Falta de creches: empecilho profissional para mulheres
Uma das maiores preocupações do deputado é com a dificuldade que a falta de creches públicas de qualidade impõe à vida profissional de muitas mulheres que não têm com quem deixar os filhos pequenos para irem trabalhar. Segundo dados de 2018, do Ministério da Saúde (Datasus), 40,59% do total de mães residentes em São Luís se autodeclararam solteiras, viúvas ou separadas judicialmente.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support