Governo inicia projeto ‘Procon Mirim’ com palestras informativas nas escolas públicas de São Luís

Educar crianças e adolescentes para o consumo responsável e consciente é a proposta do projeto ‘Procon Mirim’ que iniciou suas atividades, nesta terça-feira (5), às 10h, na escola U.I. Severiano de Sousa Lima, localizada no bairro Fumacê. O tema abordado na palestra, para os alunos do 4º e 5º anos, foi “Consumo e Cidadania: Dia das Mães”. O projeto é uma iniciativa da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

 

Na programação que encerra nesta quinta-feira (7), cinco escolas da rede pública de São Luís participarão de palestras informativas, dinâmicas, assistirão a vídeos e receberão cartilhas com foco na educação para o consumo, sobre noções introdutórias de direitos básicos do consumidor e o valor real das coisas, com enfoque no cuidado necessário com a publicidade enganosa, que nesse período de data comemorativa é muito agressiva, utilizando como referencial algumas situações possivelmente vivenciadas no cotidiano. Toda a programação foi desenvolvida pela equipe técnica do Procon.

 

Para o diretor da escola Antônio Eduardo Campos, a iniciativa do Procon é fundamental para as crianças da escola que coordena, pois o consumo exagerado é prejudicial para os alunos. “Essa sementinha que o Procon está colocando aqui na escola vai servir para o futuro dos meninos para que eles tenham o consumo consciente. Então, é fundamental esse projeto que o governo Flávio Dino está desenvolvendo nas escolas estaduais e estamos lisonjeados por sermos a primeira escola a receber este projeto”, afirmou.

 

A aluna Thais Fernando Barros, 9 anos, aprendeu a diferença de fornecedor e consumidor, a importância de buscar por seus direitos e que nos Dia das Mães, o maior presente é ser um bom filho. “Eu não preciso comprar o presente mais caro e maior para minha mãe. Se eu for estudiosa e obedecer, minha mãe vai me amar muito mais”, disse. Já o aluno Vitor Gabriel Barros, 10 anos, contou que agora sabe onde pode reclamar quando comprar um brinquedo com defeito. “Agora eu vou no Procon quando isso acontecer de novo”, comentou.

 

De acordo com o diretor-geral do Procon, Duarte Júnior, palestrante na atividade, esse projeto demonstra a sensibilidade do governo Flávio Dino, com a causa. “Uma das principais diretrizes do governo Flávio Dino é a crença de que para modificar a realidade da sociedade em que vivemos devemos começar pelas crianças, por meio da educação. A partir dessas palestras, essas crianças serão fiscais não só do próprio consumo, mas também dos pais. Serão multiplicadores de uma educação para o consumo consciente e, quando crescerem, não se tornarão homens e mulheres endividados”, argumentou.

 

A diretora da Unidade Regional de Educação (URE) e representante da Seduc, Nádya Dutra, elogiou a iniciativa e agradeceu a presença do Procon. “Entendemos que a criança é consumidora desde o nascimento, pois utiliza produtos ou serviços. Buscamos com essa parceria informar crianças e jovens para que desenvolvam o espírito crítico necessário para evitar o consumo irresponsável e massivo”, reforçou.

 

O Projeto Procon Mirim acontecerá até o final do ano de 2015 e cada mês apresentará novas temáticas aos estudantes.

 

Programação do mês de maio

 

Dia 5

10h – Escola Severiano de Sousa Lima – no Fumacê

15h30 – Escola Arnaldo Pereira – na Cohab

 

Dia 6

9h – Escola Caio I – na Cidade Operária

14h – Escola Roseana Sarney – no São Francisco

 

Dia 7

14h – Escola Sotero dos Reis – no Centro

 

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support