Governo inaugura primeira unidade do PROCON na Baixada Maranhense

Por meio do projeto de municipalização da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) que busca levar os serviços de proteção ao consumidor a todas as regiões do estado, foi inaugurada, na quinta-feira (30), a primeira unidade do órgão na Baixada Maranhense. Fica no centro da cidade de Pinheiro, a mais populosa e considerada polo de desenvolvimento da região.

 

Pinheiro foi o 13º município do estado a receber um posto do órgão. A solenidade de inauguração aconteceu, na quinta-feira (30), na sede da unidade, localizada no centro da cidade.

 

Na ocasião, o Governo do Maranhão entregou computadores, impressoras, scanners, mesas e cadeiras para que o órgão tenha uma estrutura de qualidade e melhor atenda e garanta os direitos dos consumidores e a prefeitura municipal forneceu estrutura física predial e corpo de funcionários. Além dos consumidores de Pinheiro estiveram presentes autoridades locais, como o prefeito do município, Filuca Mendes.

 

Segundo o diretor-geral do Procon Maranhão, Duarte Júnior, a iniciativa do governo Flávio Dino facilitará no contato entre o órgão e toda a região. “O objetivo é levar as relações de defesa do consumidor a todas as regiões maranhenses. E a Baixada, por sua importância econômica, não poderia ficar de fora. A inauguração do Procon em Pinheiro é de grande importância para que possamos intensificar as fiscalizações do serviço bancário e, também, dos serviços de ferryboat, que são de extrema importância para o desenvolvimento da região”, afirmou.

 

Para o prefeito Filuca Mendes, Pinheiro, com mais de 90 mil habitantes recebe o Procon em boa hora, pois todas as reclamações precisavam ser encaminhadas para São Luís, apesar da cidade apresentar problemas de cidade grande, principalmente em relação à telefonia.

 

“A população está muito esperançosa com essa plataforma para melhorias em Pinheiro e em toda a Baixada. Nós acreditamos muito no trabalho do Duarte Júnior, que nos orienta sobre nossos direitos como consumidores. Estamos fazendo contato com a classe empresarial, para que eles conheçam e entendam o trabalho do Procon. Queremos manter um equilíbrio na relação entre o consumidor e o fornecedor”.

 

O órgão está presente em Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon. Nesta gestão serão inauguradas seis unidades, distribuídas nos municípios de Barreirinhas, São João dos Patos, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Presidente Dutra e Santa Luzia.

 

Diálogo com Fornecedores

 

Em orientação ao setor comerciário da cidade, o diretor-geral do Procon ministrou, no Centro Cultural, às 19h, a palestra “Diálogo com Fornecedores”. O momento foi marcado pelo esclarecimento de dúvidas e alinhamento de normas na relação de consumo.

 

Carmem Vieira, proprietária de um comércio, se disse satisfeita com a chegada do órgão à cidade. “Acredito muito no trabalho do Procon e estou muito feliz, como consumidora, com a vinda do órgão para Pinheiro. Precisamos desse auxílio para buscarmos nossos direitos e também para prestamos um serviço de qualidade”, disse.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support