O governador Flávio Dino esteve na manhã desta segunda-feira (13) em Coroatá e entregou um pacote de ações do Governo do Maranhão ao município. Acompanhado de vários secretários, ele inaugurou uma ala de 25 leitos do Hospital Macrorregional, a nova unidade do Viva e um batalhão da Polícia Militar, e entregou a reconstrução de três escolas estaduais e cinco motocicletas para reforço da segurança pública na região.
A visita a Coroatá começou pelo Hospital Macrorregional, que recebeu mais 25 leitos para melhor atender a população do município e de 85 outras cidades que demandam dos serviços oferecidos na unidade, mas só contam com unidades do Estado porque o Hospital Municipal foi fechado. “A estrutura do Estado estava sobrecarregada, e por isso nós estamos investindo agora na ampliação. O Governo tem que fazer a sua parte e ainda fazer a parte do município. Por isso mesmo, nós estamos ampliando esses 25 leitos”, explicou Flávio Dino.
O governador garantiu que mais leitos serão construídos até o final do ano e enfatizou que para existir uma saúde de qualidade para os municípios é necessário que haja, entre Governo e Prefeitura, união e não sabotagem. “Imagina se aqui tivesse funcionando a rede municipal e a estadual? A saúde estaria melhor. Mas isso é o ideal. A gente ainda não conseguiu o ideal. Então vamos continuar a fazer aqui a nossa parte para todo mundo. Nosso hospital atende todos e continua fazendo o papel que seria inclusive do município”, esclareceu.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou da entrega dos 25 leitos do hospital e destacou que o Governo continuará trabalhando para expandir a unidade e completar os 15% da obra que ainda faltam para finalizar totalmente o projeto e colocar a unidade no patamar à altura de Coroatá e da região. “Nós estamos fazendo pelo município e pelo Estado e vamos fazer muito mais”, garantiu Carlos Lula.
Educação mais digna
A passagem do governador por Coroatá foi marcada por muita festa e agradecimento por parte dos alunos, professores, diretores e toda a comunidade escolar dos Centros de Ensino Francisco Gonçalves Magalhães, Clodomir Millet e José Leopoldino Filho. Com investimento de cerca de R$ 3 milhões, o Governo do Estado reconstruiu as três unidades e entregou dignidade e um ambiente escolar mais propício ao aprendizado para quase dois mil estudantes coroatenses.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que as reconstruções e manutenções de escolas fazem parte do maior programa de investimentos da educação da história do Maranhão, o ‘Escola Digna’. “Nós estamos agora entregando em Coroatá, três escolas, e, ao mesmo tempo, o governador determinou o início da recuperação das outras três escolas. De modo que na sede de Coroatá todas as seis escolas do Estado estão sendo recuperadas”, realçou.
Emocionado com a recepção da comunidade escolar, o governador Flávio Dino ouviu relatos de descaso e abandono das escolas em Coroatá, com unidades que não recebiam manutenção há mais de 30 anos. “Nosso estado durante muito tempo ficou abandonado, tudo por fazer. Vocês estão vendo essas escolas. Eu andei nelas. E a gente viu a alegria dos professores e dos alunos. E essa é a nossa resposta contra o crescimento do tráfico de drogas. É colocar uma escola bonita que atraia o menino e a menina para o caminho da educação, caminho do bem, uma escola com dignidade, com decência”, frisou.
Viva, Procon e Jucema
A cidade de Coroatá agora conta com uma nova unidade do Viva, maior e com mais benefícios como os serviços do Procon e da Junta Comercial (Jucema). O diretor-geral do Viva, Duarte Júnior, explicou que antes havia no município uma unidade apenas de fachada, que não resolvia os problemas da população.
“Apenas três guichês faziam o atendimento de serviços básicos como emissão de RG. Hoje, nesta reestruturação, estamos garantindo 13 guichês de atendimento, com uma unidade do Procon, que vai garantir a melhoria na qualidade dos serviços ao consumidor e a Jucema para orientação da classe empresarial”, relatou.
O governador destacou que a ampliação da estrutura de atendimento do Viva proporcionará mais conforto, agilidade e respeito ao cidadão. “Esse espaço, a partir de agora, é o espaço da cidadania na cidade de Coroatá”, sublinhou Flávio Dino.
Reforço na segurança pública
Dando continuidade ao processo de interiorização da Polícia Militar, o Governo do Estado entregou o 24º Batalhão da PM de Coroatá. Além de um investimento de quase R$ 1,7 milhão para a estrutura e melhor local de trabalho para os policiais da região, também foram entregues cinco motocicletas para ajudar no combate ao crime.
Para o secretário de Segurança, Jefferson Portela, segurança pública vai muito além de policiamento, e o Governo demonstra a preocupação com a área ao investir em educação, cidadania e saúde, como fez em Coroatá. “Segurança pública é, acima de tudo, serviço pleno da cidadania através de um conjunto de serviços públicos como o que o Governo fez aqui hoje”, disse o secretário.
“O mais importante é nós entregarmos resultados concretos como nós entregamos hoje. São ações que vem sendo executadas e planejadas há muito tempo, e a comunidade agora pode usufruir desses resultados”, concluiu o governador Flávio Dino, garantindo que ainda este ano será finalizada a obra da delegacia da Polícia Civil e ações do Programa ‘Mais Asfalto’, além da reforma de mais três escolas.