Governo e entidades discutem projeto que beneficia cadeirantes

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (9), a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), juntamente com coordenadores de entidades que representam a pessoa com deficiência, discutiram a proposta de licitação para a Concessão do Serviço de Transporte por veículos adaptados, o que garantirá o transporte gratuito de usuários que se locomovem, exclusivamente, por meio de cadeira de rodas.

 

A iniciativa, denominada de projeto Travessia, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da MOB, assegura aos cadeirantes o direito de ir e vir. O serviço especial de transporte rodoviário intermunicipal funcionará a partir do processo de licitação, que será lançado no segundo semestre.

 

“As pessoas com deficiência quase sempre ficam excluídas dos grupos de debate, então, ter aberto essa discussão para a sociedade foi fantástico. Finalmente, as pessoas com deficiência estão sendo vistas pelo Estado como pessoas com diretos e capazes”, disse o coordenador da Associação do Lesado Medular (ALM), Antônio Nunes.

 

O presidente da MOB, Artur Cabral, disse que o projeto é um avanço do governo Flávio Dino rumo à inclusão e igualdade social. “A sociedade civil, os órgãos de estado, todos devem estar unidos com propósito de tornar a mobilidade urbana de São Luís muito mais eficiente e inclusiva”.

 

Para ampliar ainda mais a participação popular no projeto, cada entidade presente na audiência recebeu uma cópia do regulamento do projeto Travessia. As contribuições serão analisadas pela MOB com o objetivo de aperfeiçoar e garantir a qualidade do serviço de transporte que será oferecido aos cadeirantes.

 

Participaram da audiência, o diretor-geral do Procon-MA, Duarte Júnior; a coordenadora do Centro Integrado de Pessoas com Deficiência, da Defensoria Pública, Lívia Cristina, representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), do Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (CDPAE) e da Associação do Lesado Medular (ALM).

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support