Governo do Maranhão reúne com instituições financeiras para avaliar melhorias e humanização dos serviços bancários

Na segunda reunião do evento ‘Diálogos com Fornecedores: Bancos’, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio do Procon, as instituições financeiras em atuação no estado apresentaram as melhorias promovidas e as próximas ações com o intuito de humanizar o atendimento prestado aos consumidores, motivadas pelas considerações feitas ao longo da primeira reunião, ocorrida em 4 de maio. O evento aconteceu nesta segunda-feira (22), na sala de reunião da Vice-Governadoria, no Palácio Henrique de La Roque.

 

Durante o reencontro, os representantes das instituições financeiras informaram que agências novas serão construídas nos municípios de Codó e Buriticupu. O Procon apresentou um relatório indicando os municípios e as agências com maior fluxo e consideradas as mais críticas de cada instituição para que o bancos adotem medidas que possam reduzir o tempo de fila, considerando os prazos de vencimentos dos principais pagamentos, como tributos e boletos, bem como dias de pagamentos de salários, pensões e aposentadorias.

 

Os representantes das instituições financeiras se comprometeram em desenvolver melhorias baseadas no mapeamento apresentado pelo Procon para agilizar o atendimento e evitar filas; melhoria na infraestrutura, a exemplo da disponibilização de água e banheiros nas agências, e orientação ao cliente, de forma clara, de quais serviços podem ser realizados nos caixas eletrônicos.

 

De acordo com o diretor-geral do Procon, Duarte Júnior, a proposta do diálogo é manter um plano de metas. “Sabemos que a implantação de melhorias e a humanização desses serviços não acontecerão imediatamente, mas estamos trabalhando incansavelmente para garantir os direitos dos consumidores maranhenses. Nosso objetivo não é sancionar, mas se for necessário faremos em prol da melhoria deste serviço, que é uma das prioridades do governador Flávio Dino”, afirmou.

 

Para o diretor da Febraban, Gustavo Marrone, o processo de diálogo é construído gradativamente. “Vamos trabalhar para que na próxima reunião as propostas sejam mais concentrar, mas temos consciência que é o início de processo que busca a melhoria no estado no Maranhão”, disse.

 

Estiveram presentes à reunião o delegado-geral Augusto Barros Neto, representando o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela; o defensor público, Jean Carlos Nunes; o defensor público federal, Yuri Costa; representantes do Sindicato dos Bancários, além de representantes do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, HSBC, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Santander e da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

 

Monitoramento

 

Uma nova reunião foi marcada para o dia 17 de agosto para que os bancos apresentem os avanços e novos planos de ações com propostas concretas de aperfeiçoamento dos serviços prestados. O PROCON é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP).

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support