Estudantes participam da primeira etapa do projeto Procon Mirim 2016

Cerca de 800 estudantes participaram da abertura da nova etapa do projeto Procon Mirim em 2016. Entre os dias 29 de março e 6 de abril, a equipe do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon) levou o projeto a seis novas escolas públicas dos quatro cantos de São Luís, inserindo os direitos do consumidor e o consumo consciente na educação de crianças e adolescentes.

Foram visitadas 17 turmas de ensino fundamental. Em cada apresentação, os estudantes puderam ter contato com teatro, palestras e atividades lúdicas sobre noções de direito do consumidor e consumo consciente. As atividades marcaram o início da temporada 2016 do Procon Mirim.

proconmirim

Segundo o presidente do Procon, Duarte Júnior, a educação para o consumo desde a escola colabora com a formação dos cidadão. “Acreditamos que é possível mudar a realidade em que vivemos por meio das crianças, da educação, garantindo uma rede de abrangência muito maior que a sala de aula”, afirmou o presidente.

O Procon Mirim levou informações até para os mais velhos. A professora Cândida Nascimento, da U.I. Força Aérea Brasileira chegou a afirmar que já conhecia o Instituto, mas também aprendeu coisas novas. “Acho que é muito válido para crianças, mesmo que na faixa etária deles, de 10 e 11, anos tenham um aprendizado sobre relações de consumo e direito do consumidor. Já estamos esperando as próximas visitas!”, disse.

Já Camily Cristina, aluna do 5° ano da Força Aérea Brasileira, teve seu primeiro encontro com o Procon por meio do projeto. “Eu não sabia o que era o Procon. Agora eu já sei! Meu avô tem uns brinquedos que ele aluga na praça. Vou falar para ele ver se tá tudo direitinho para as crianças não se machucarem”, disse Camily após a palestra sobre as fiscalizações realizadas pelo órgão, onde a ação referente aos parques de diversão chamou muita atenção da criançada.

Este ano, o Procon Mirim será expandido para propiciar que mais crianças e adolescentes tenham acesso aos conteúdos. Nesta primeira etapa foram contempladas as escolas Estado do Amazonas, Josué Montello, Estado do Rio Grande do Norte, Maria Firmina dos Reis, Japiaçu e Força Aérea Brasileira. Neste primeiro momento, seis escolas de diferentes bairros serão contempladas com palestras educativas.

Direito do Consumidor na escola

No ano passado, a iniciativa foi desenvolvida em cinco escolas estaduais dos bairros do São Francisco, Cidade Operária, Cohab, Anil, Fumacê e Centro, que continuam participando do projeto. Professores e supervisores estão sendo capacitados pelo Procon para multiplicarem a temática. Ao término do projeto, a equipe acompanhou as crianças para realizar uma compra no supermercado com base no que tinham aprendido, e concedeu a elas o crachá de ‘Fiscal Mirim’.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support