Em inspeção, Comissão de Direitos Humanos constata falhas no Pitágoras

Foto/Divulgação 1: Pitágoras líder de reclamações: estudantes relataram problemas diretamente para Duarte Jr e órgãos de defesa do consumidor

No dia 12 de abril, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, Defensoria Pública, Delegacia do Consumidor e Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo) realizaram inspeção na Faculdade Pitágoras, empresa do Grupo Kroton, com o objetivo de ouvir esclarecimentos da instituição que é líder do ranking de empresas mais reclamadas do Maranhão.

No Setor de Atendimento ao Aluno (SAA), constatou-se que todos os guichês estavam funcionando, mas alunos presentes no setor informaram aos órgãos que aquela situação não era corriqueira e que funcionários de outros setores estariam atendendo devido à presença dos órgãos na instituição. A demora no atendimento é uma das principais reclamações contra a empresa.

Foto/Divulgação 2: Duarte Jr também ouviu funcionários da faculdade particular

Outra reclamação diz respeito às disciplinas blended, que são aquelas em que os alunos cumprem metade da carga horária de forma presencial e metade online, através de atividades no site da faculdade. Esta reportagem obteve informações in loco de alunos que relataram dificuldades nestas disciplinas blended, como pouca assiduidade de professores e carga bem maior de tarefas online.

A inspeção também flagrou laboratórios lotados. Alunos relataram que já tiveram que assistir aulas em pé por conta de superlotação. Outra reclamação diz respeito à oferta de disciplinas não previstas na grade curricular, as quais os alunos deveriam cumprir de forma obrigatória sob pena de não conclusão dos cursos.

O deputado estadual Duarte Jr, presidente da Comissão de Direitos Humanos, afirma que a faculdade precisa de maior clareza e comprometimento quanto ao serviço ofertado. “Notamos que o Grupo Kroton não tem dado atenção devida à instituição e nem dedicado esforços para garantir um serviço eficiente. Não estamos satisfeitos com as respostas, por isso continuaremos investigando em prol de um ensino de qualidade, focado no aprendizado efetivo e não no simples lucro na bolsa de valores de uma instituição”, informa o deputado.

A delegada do consumidor, Fernanda Chaves, afirma que serão averiguadas as divergências entre o que diz a diretoria da faculdade e os relatos dos alunos. “Diante disso, os órgãos vão apurar as denúncias feitas pelos alunos na inspeção”, esclarece a delegada. Ana Brandão, diretora do Ibedec, assegura que os órgãos irão garantir maior qualidade para os alunos. “Ouvimos muitos alunos, muitas reclamações. Vamos viabilizar uma melhor qualidade de ensino e de estrutura, com base no Código de Defesa do Consumidor”, afirma. Luís Otávio Moraes, defensor público do Núcleo de Defesa do Consumidor, órgão que também recebe várias reclamações sobre a faculdade, diz que a instituição deverá responder oficialmente por escrito às questões observadas na inspeção. “Serão adotadas medidas judicias caso as reclamações constatadas não sejam resolvidas”, afirma.

Para Duarte Jr, a mercantilização da educação vai continuar a ser combatida com rigor pela comissão no Pitágoras ou em qualquer instituição de ensino. “Educação é um direito fundamental. Nosso objetivo é combater a mercantilização do ensino, fazer com que o EAD seja com qualidade e inibir cobranças abusivas. E a participação do consumidor é fundamental para a garantia de direitos”, conclui o deputado.

O que diz o Pitágoras

Diante dos relatos de alunos e das situações presenciadas pelos órgãos na inspeção, a Faculdade Kroton/Pitágoras afirma em nota que tem investido em melhorias “que permitem maior celeridade ao aluno e melhorias no modelo acadêmico”. Confira a íntegra do comunicado divulgado pela instituição:

“A Faculdade Pitágoras de São Luís informa que tem investido continuamente em melhorias, que incluem reformas nas instalações do Serviço de Atendimento ao Aluno (SAA), infraestrutura – com a inauguração e ampliação de novos espaços e laboratórios, adaptações para oferecer acessibilidade; mudanças no  fluxo de processos, que permitem maior celeridade no atendimento ao aluno e melhorias no modelo acadêmico. A Pitágoras reforça seu compromisso com a sociedade e segue à disposição de seus alunos para quaisquer esclarecimentos.”

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support