Em 2016, ampliamos a defesa do consumidor e intensificamos fiscalizações em todas as regiões do Estado

O ano de 2016 trouxe mais ampliação dos serviços aos consumidores. Mais nove unidades do Procon/MA foram inauguradas, aumentando de 21 para 29 o número de unidades espalhadas em todas as regiões do Estado. Além disso, parcerias foram firmadas e as operações de fiscalização se consolidaram de norte a sul do Maranhão.

 Fortalecemos o projeto de municipalização a fim de estar cada vez mais presente na vida das pessoas. Somente em 2015, o número de unidades em todo o Estado aumentou de cinco para 21. E em 2016, foram inauguradas mais oito unidades nos municípios de Coroatá, Caxias, Chapadinha, Carolina, Barra do Corda, São Luís (Instituto Florence e Shopping da Ilha), Imperatriz (Imperial Shopping) e São José de Ribamar (Pátio Norte Shopping).

 A municipalização tornou o Instituto presente em todas as regiões do Estado. Antes eram apenas 5 municípios, hoje são 29 que contam com uma unidade física de atendimento do órgão. Assim, foi possível realizar ações mais efetivas e dar respostas mais rápidas às demandas trazidas pelos consumidores.

 Além disso, por meio do Diálogo com Servidores, foram realizadas capacitações com os servidores e reformadas as unidades dos municípios Açailândia, Viana, Pinheiro, Balsas, Presidente Dutra, Codó e Pedreiras.

 Este ano, foram mais de 54 mil reclamações realizadas pelos consumidores, e R$ 2,9 milhões arrecadados em multas pagas por fornecedores.

O Procon Móvel irá ampliar a rede de atendimento, levando os serviços do Instituto para mais perto da população, com a mesma qualidade e efetividade que já são oferecidas nas unidades fixas.

 Além disso, após um ano de funcionamento, o aplicativo do Procon/MA alcança absoluto sucesso, com mais de 170 mil downloads realizados. Além de formalizar denúncias, os consumidores ainda recebem dicas sobre direito do consumidor e podem pesquisar estabelecimentos certificados pelo Selo Procon de Qualidade por meio do aplicativo.

 Em 2016, importantes ações de educação e plantões de atendimento também ampliaram o acesso dos direitos dos consumidores. Na edição deste ano do projeto Procon Mirim, mais de 2 mil crianças de 7 escolas da rede púbica estadual foram capacitadas nos temas de alimentação saudável, publicidade infantil e consumo em datas comemorativas, como o dia das mães. No encerramento do projeto, as crianças participaram de uma oficina de compras de verdade num supermercado, e receberam os crachás de “Fiscal Mirim” do Procon/MA. No ano que vem, o projeto será ampliado a fim de contemplar um número cada vez maior de escolas.

Também a II Semana de Prevenção e Combate ao Superendividamento, o plantão de atendimento em comemoração pelos 26 anos do Código de Defesa do Consumidor e a participação em outros eventos auxiliaram centenas de consumidores a renegociar suas dívidas. Somente durante a Semana de Combate, mais de 10 mil atendimentos foram realizados.


Relembre outras importantes ações:

 Diálogo com Fornecedores

 O principal programa de educação de fornecedores promoveu, este ano, o diálogo com todas as instituições privadas de ensino superior de São Luís sobre a regularização dos alunos do FIES. A equipe do Procon/MA também se reuniu com os aeroviários do Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, a fim de cobrar da Infraero melhorias para consumidores e funcionários, além de ter também regularizado o preço das pizzas de dois sabores junto aos proprietários de pizzarias de São Luís. Nos municípios do interior do Estado, o Procon/MA também estabeleceu diálogo com lojistas, varejistas e comerciantes de Imperatriz e Balsas.

 Pesquisas de Preço

 A arma mais importante do consumidor para averiguar a legalidade dos preços praticados e economizar é a pesquisa. Ao longo do ano, realizamos 12 pesquisas de preços para ajudar os consumidores a fazer melhor suas compras. As pesquisas contemplaram itens e fantasias de carnaval; pescados; itens da cesta básica; presentes para o dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e dia das crianças; itens para festas juninas; itens e carnes para churrasco; medicamentos; itenspara Natal e Ano Novo.

 Selo Procon de Qualidade

 Ao todo, cerca de 150 bares e restaurantes foram certificados, sendo 17 em Barreirinhas e 29 e São Luís. Para alcançar a graduação de 1 a 5 estrelas, os estabelecimentos se adequaram em itens como informação nutricional dos pratos, regularização da cobrança de taxa de serviço e couver artístico, acessibilidade a pessoas com deficiência e higiene sanitária.

 Operação Férias

 Em força tarefa durante todo o mês de junho, o Procon/MA e o Instituto de Meteorologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), fiscalizaram bares, restaurantes, aeroporto, serviços de táxi, vans e comerciantes da Praia Grande. A operação focou em fornecedores dos serviços mais movimentados no período de férias, e contou também com capacitação de comerciantes, adequação dos estabelecimentos e interdição de taxis irregulares.

 Operação Hollywood

 Foram fiscalizados todos os cinemas do Estado quanto às condições de acessibilidade a pessoas com deficiência, venda de meia entrada, higiene e informação ao consumidor. Foram alvo da fiscalização as redes de cinema presentes em São Luís, São José de Ribamar e Imperatriz.

 Operação Trânsito Seguro

 Mais de mil ônibus foram vistoriados, sendo 344 autuados por irregularidades. Mais de R$ 2 milhões em multas foram aplicadas a 20 empresas de transporte coletivo de São Luís. A ação contou com a parceira da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes do município de São Luís (SMTT), do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA) e da diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA). Oito ônibus foram retirados de circulação

 Operações Com Todo Gás e Selo Verde

 Um total de 30 estabelecimentos da Grande São Luís foram fiscalizados pelo Procon/MA em parceria com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A agência também capacitou os fiscais do Procon/MA para realizar teste de qualidade nos postos de combustível. Já a Operação Com Todo Gás fiscalizou cerca de 50 revendedores de gás de cozinha de 10 municípios de todo o Estado: Santa Inês, Itapecuru, Açailândia, Barreirinhas, Caxias, Codó, Pinheiro, Viana, Pedreiras e Timbiras. Em Santa Inês e Itapecuru Mirim, o aumento injustificado dos preços praticados chegou a ser proibido.

 Operação Dente de Leite

 Mais de 40 clínicas foram fiscalizadas em São Luís, Timon, Caxias, Presidente Dutra, Pedreiras e Balsas, em parceira com Conselho Regional de Odontologia (CRO-MA), Vigilância Sanitária e Polícia Militar. Quinze estabelecimentos tiveram suas atividades suspensas por exercício ilegal da atividade de dentista.

 Fiscalização de Academias

 Um total de 52 academias foram fiscalizas na capital e no município de Balsas, São Luís e Imperatriz sendo interditadas 28 por exercício ilegal da atividade de profissional de educação física ou condições insalubres. Além disso, também houve orientação de consumidores nos municípios de Pinheiro e Caxias. A ação foi realizada em parceira com o Conselho Regional de Educação Física (CREF-MA) e a Polícia Militar.

 Ações Civis Públicas (aeroporto e bancos)

 Duas ações civis públicas foram protocoladas na justiça este ano: uma exigindo a melhoria e a conclusão das obras do Aeroporto de São Luís, e outra determinando a suspensão do fechamento de 13 agências do Banco do Brasil no Maranhão.

 Em outubro, a Justiça Federal deferiu a ação do Procon/MA, obrigando a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a concluir as obras de melhoria e ampliação do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Além disso, o Procon/MA também realizou intensas fiscalizações do aeroporto, notificando a Infraero pelo apagão ocorrido em junho, durante o período de férias, e orientando consumidores por atraso em voos.

 A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís também deferiu a ação do Procon/MA que determinou a suspensão do fechamento de 13 agências do Banco do Brasil no Estado. A decisão da Vara foi tornada nula pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, mas o Procon/MA deu continuidade ao processo, ingressando com recurso no Superior Tribunal de Justiça. Apesar de o STJ ter permitido o fechamento de agências no Maranhão, contrariando os interesses da população, a ação do Procon/MA é apoiada pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC).

E para finalizar o ano, ainda fomos contemplados como um dos quatro melhores órgãos públicos do Estado, recebendo o quarto lugar do Prêmio Maranhense Para a Excelência na Gestão Pública Melhores do Maranhão.

 2016 foi um ano difícil, mas com inúmeras ações que têm fortalecido a presença do Procon/MA junto aos consumidores maranhenses. No ano que vem, a atuação do Instituto continuará firme em defesa do Direito dos Consumidores, ampliando serviços, intensificando fiscalizações e garantindo a melhoria das relações de consumo e o bem-estar de todos os maranhenses.

Fonte: Procon  

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support