O presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (PROCON-MA), Duarte Júnior, recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), no plenário Nagib Haickel, o Título de Cidadão Maranhense, concedido pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Tal condecoração é cedida a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao Estado, como é o caso do homenageado, que acumula inúmeras ações em prol dos consumidores maranhenses.
Antes de entregar o certificado, o deputado Othelino Neto, responsável pela solicitação, em breve discurso mencionou a atuação de Duarte Júnior à frente do órgão. “Agora os maranhenses sabem a quem recorrer quando têm seus direitos lesados. O consumidor tem sido informado, o Procon tem feito grandes ações no Maranhão, como por exemplo, as fiscalizações no Ferryboat, que antes eram ignoradas pelo poder público. O combate ao aumento abusivo de combustível e a interdição de estabelecimentos também merecem destaque. Mesmo sendo jovem, Duarte tem feito muito pelo Maranhão, esse é apenas o início de uma bela história. A atuação intensa do Procon é uma marca do Governo do Estado, que busca promover uma mudança real na vida do povo”, disse.
A cerimônia foi marcada por muita emoção e o homenageado mencionou a realização de um sonho. “Estar à frente do PROCON Maranhão é a realização de um sonho, pois me preparei e dediquei a minha vida à defesa do consumidor. Receber esse título com apenas 29 anos só aumenta a minha responsabilidade. Por isso, prometo me dedicar ainda mais para mudar e melhorar a realidade das relações de consumo em nosso estado”, destacou.
Ainda em seu discurso, Duarte Júnior agradeceu ao Deputado Othelino Neto, pelo prazer de se tornar de direito um cidadão maranhense. O agradecimento também se estendeu ao Governador Flávio Dino, que tem dado total apoio ao órgão, demonstrando sensibilidade com a defesa incessante do consumidor. “O governador reconhece o salto que o órgão deu, pois o Procon tornou-se presente na vida das pessoas e melhorou ainda mais com a mudança da natureza jurídica do órgão, que tornou-se Autarquia, por uma iniciativa do governador Flávio Dino”, enfatizou.
Estiveram presentes na cerimônia presidida pelo Deputado Toca Serra, a Secretária Municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima, que representou o prefeito Edivaldo Holanda; o Comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi; o Tenente Barbosa, representado o 24º Batalhão de Infantaria Leve; e o Secretário de Cultura do Estado, Felipe Camarão.
Também recebeu o Título de Cidadão Maranhense o pernambucano Lúcio Araújo Cunha, que foi Pró-Reitor de Planejamento da Universidade Federal do Maranhão e professor e fundador do curso de Comunicação Social da mesma instituição, Secretário Municipal de Administração, Coordenador de cursos profissionalizantes e ocupou outras funções ao longo de sua atuação.
Perfil
O gestor nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou-se para São Luís aos 12 anos, e desde então vem construindo sua vida profissional e pessoal no Maranhão. Atualmente, é professor e coordenador da Pós-Graduação em Direito do Consumidor na Universidade CEUMA e mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É também autor de obras jurídicas, conferencista e pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito do Consumidor pela Universidade Uniderp/MS.
Em 2015, após anúncio do governador Flávio Dino, assumiu a presidência do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (PROCON-MA), com a missão de tornar o órgão presente na vida das pessoas.