
O deputado estadual Duarte Júnior, recebeu centenas de denúncias pelas redes sociais sobre a grande quantidade de lixo espalhado pelas ruas, praças e avenidas da cidade nesta terça-feira (25). A situação se agravou pois só no mês de janeiro os agentes de limpeza paralisaram suas atividades por duas vezes lutando pelo respeito aos seus direitos.
Os trabalhadores que realizam a coleta de lixo em São Luís paralisaram as atividades, na segunda-feira (24), para reivindicar o pagamento de diferença salarial de três meses, referente ao reajuste dado a categoria em 2020.
O Sindicato de Asseio e Conservação de São Luís (SEEAC-SLZ), aproximadamente 1.180 trabalhadores da empresa São Luís Engenharia Ambiental estão com as atividades paralisadas em São Luís, o que representa a paralisação de 100% da categoria. Porém, apesar do fim da paralisação, ainda há muito lixo acumulado em ruas da capital.
Duarte está oficiando a Prefeitura de São Luís para que cumpra o seu papel e denunciando o caso à Promotoria do Meio Ambiente. “Com as chuvas, o lixo acaba entupindo bueiros, entupindo o esgoto e sendo levado para casas e Centros Comerciais. Está em risco a vida, a saúde e a segurança da nossa gente”, afirmou ele.
Esta é a segunda paralisação que os agentes de limpeza realizam, neste mês de janeiro, na capital. No dia 6 de janeiro, os trabalhadores fizeram uma greve de advertência de 24h, cobrando o pagamento do valor retroativo aos agentes, que, segundo a categoria, é em torno de R$ 300 por trabalhador, somando o valor referente ao tíquete-alimentação.