Nesta quarta-feira (12), o deputado estadual Duarte Júnior (PSB), esteve reunido com o Vice-Governador do Maranhão, Carlos Brandão. No qual o assunto principal da reunião esteve direcionado para as APAEs do Estado.
Duarte já destinou R$ 2 milhões em emenda para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Maranhão. A maioria dos municípios recorrem as Apaes para atender crianças e adolescentes. Seja por falta de estrutura municipal ou pela não adaptação ao ensino regular, uma vez que o município não consegue atender essa demanda e depende dos serviços prestados pela Apae.
Duarte destaca a importância e o grande potencial da Apae na inclusão e na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. “Acredito no trabalho da Associação e sei o grande alcance que a Apae tem por meio do seu trabalho, nossas crianças só precisam de oportunidade. E por isso faço questão de dar minha contribuição por meio deste benefício”, disse o deputado.
O deputado visa convênios para a destinação de recursos para as APAEs de todo estado. “Na prática, vamos garantir melhores condições para os atendimentos de saúde e educação das nossas crianças e jovens com deficiência”, afirma.
APAE – Maranhão
No Maranhão a primeira APAE fundada foi em São Luís, em 10 de março de 1971, tendo como marco inicial a iniciativa de um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual, estigmatizados como excepcionais (nomenclatura utilizada à época) que não tinham acesso a atendimentos público ou privado que satisfizessem suas necessidades nas áreas de educação, reabilitação, médica, psicossocial, dentre outros imprescindíveis para o seu desenvolvimento cognitivo, social e psicomotor, e viviam à margem da sociedade onde imperava o preconceito e a discriminação.
A APAE durante mais de quatro décadas imprimiu na história ludovicense uma atuação pioneira, intensa e valorosa pelo trabalho desenvolvido e por isso conquistou o respeito e o reconhecimento do seu papel enquanto instituição filantrópica, propiciando assistência e inclusão social a pessoas com deficiência, principalmente nas áreas de educação, reabilitação, saúde, trabalho, arte-cultura, orientação às famílias e defesa de direitos.