Duarte Jr e Adelmo falam sobre a Lei dos Canudos no Ministério Público

Foto/Divulgação: Duarte Jr ao lado de Adelmo Soares: é preciso ter mais leis em prol do meio ambiente

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Ministério Público, por meio da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão, organizou o evento “Canudo Zero”, para discutir e popularizar a Lei Estadual 11.014/2019, mais conhecida como a Lei dos Canudos.

Com palestra de Lorena Saboya Vieira, advogada e professora especialista em Direito Ambiental, o evento teve a presença dos deputados Adelmo Soares e Duarte Jr, respectivamente autor e coautor da lei, que dividiram a mesa com Luiz Gonzaga Martins, procurador-geral de Justiça no Maranhão, além de representantes da Corregedoria Geral do MP, Subprocuradoria Geral de Justiça, Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sindicato de Bares e Restaurantes de São Luís.

Foto/Divulgação: Procurador-geral Gonzaga Martins, professora Lorena Saboya e deputado estadual Duarte Jr

Segundo a Lei dos Canudos, fica proibido o uso e comércio de canudos de plástico nos bares, restaurantes e estabelecimentos afins em todo o Estado. Duarte Jr agradeceu o convite do deputado Adelmo Soares para colaborar com o projeto, que considera uma política pública de extrema importância para promover uma mudança de atitude na população em prol da fauna e da flora, cuja proteção é prevista constitucionalmente.

“Não há prerrogativa para descumprimento da legislação. E uma legislação como essa tem uma importância significativa para cuidarmos de um interesse difuso e coletivo que é o meio ambiente”, afirma Duarte.

Foto/Divulgação: Unidade de Compostagem do MP: Duarte Jr parabenizou o Ministério Público pela iniciativa

Duarte Jr informa que a Lei dos Canudos é apenas uma ação para que a sociedade possa usufruir o direito a um meio ambiente sustentável e equilibrado, ação que deve ser seguida por outras, como a Lei 8.884/2008, que proíbe sacolas plásticas no Estado, porém ainda não regulamentada.

“A Lei dos Canudos é apenas uma ação à qual devem se seguir outras ações. Precisamos discutir ainda mais o programa lixo zero em nossa cidade, em nossas casas, no nosso ambiente de trabalho, para que nós possamos ter uma ilha, uma cidade, um Estado ecologicamente equilibrado e protegido”, disse Duarte.

Foto/Divulgação: Gonzaga Martins, Adelmo Soares e Duarte Jr: Lei dos Canudos em pauta no Ministério Público

Mesmo sancionada com o prazo de um ano para que os estabelecimentos se adequem, a Lei dos Canudos já vem sendo seguida por bares e restaurantes de São Luís, que passaram a disponibilizar canudos biodegradáveis, reutilizáveis e de papel no lugar de canudos de plástico. O deputado Adelmo Soares se disse honrado por perceber esta mudança de consciência.

“Tem que ser os dois vieses, tanto dos empresários quanto da população. Essa lei veio para colocar o Maranhão dentro do patamar de um estado ecologicamente correto. Evidentemente há muito a se caminhar, mas cada um dá um passo de cada vez”, disse Adelmo.
O procurador-geral Luiz Gonzaga Martins ressaltou a importância da lei, mas destacou que é fundamental o engajamento do ser humano em uma relação equilibrada com o meio ambiente para o aumento da qualidade de vida. “Há atitudes proativas que não dependem dos outros. Basta que individualmente assumamos nossa responsabilidade com as futuras gerações”, declarou Martins.

Os presentes também conheceram a unidade de compostagem do Ministério Público do Maranhão, que irá transformar resíduos sólidos e borra de café em adubo. A compostagem é a técnica que transforma sobras de frutas, legumes e alimentos em geral, podas, trapos de tecido, serragem e outros materiais orgânicos em adubo.A compostagem recupera os nutrientes dos resíduos orgânicos e os devolve ao ciclo natural, tornando o solo rico e próprio para agricultura ou jardinagem.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support