O deputado estadual Duarte Jr (PSB) denunciou, em suas redes sociais, que a Prefeitura de São Luís suspendeu a ciclofaixa que ligava a Avenida Litorânea ao Centro Histórico. De acordo com o parlamentar, a suspensão tem ocorrido há alguns fins de semana.
A ciclofaixa exclusiva de esporte e lazer compreendia um trecho parcialmente interditado para veículos motorizados, totalizando um percurso de 8,2 KM que liga a Avenida Litorânea ao Centro Histórico, aos domingos e feriados, das 6h às 10h.
No entanto, conforme denúncia do deputado, há alguns fins de semana a ciclofaixa tem sido suspensa. “O último domingo (06) foi mais um fim de semana em que a Prefeitura de São Luís deixou os ciclistas sob risco de acidentes por causa da suspensão da ciclofaixa”, informou Duarte Jr.
O parlamentar também fez críticas ao prefeito Eduardo Braide por causa da medida. “Durante a campanha, diz que vai garantir a construção de ciclovias. No exercício do mandato, acaba com o pouco que já existe”, lamentou o deputado estadual.
A primeira ciclofaixa de São Luís foi criada em 2020 por meio da indicação nº 803/2020 feita à Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTT), pelo deputado estadual Duarte Jr.
Para a implantação e funcionamento da primeira ciclofaixa de São Luís, o deputado articulou junto à Equatorial Energia a doação de mil cones de sinalização para o órgão, de modo que fossem colocados na extensão de todo o percurso, a fim de facilitar a sinalização e delimitar os espaços da via.
Com a doação dos cones de sinalização a implantação e funcionamento da ciclofaixa não gera nenhum custo adicional ao Município.
A ciclofaixa foi criada em atendimento à solicitação feita pelo grupo de ciclismo Pedal Bike Clube. No entanto, a iniciativa beneficiou demais ciclistas da capital, sejam profissionais ou amadores.
A reivindicação surgiu a partir das dificuldades existentes nas vias da capital, onde a falta de estrutura e sinalização, bem como os riscos de acidentes, inibe a locomoção de usuários de bicicletas.