Defensor dos direitos do consumidor, Duarte Jr. orienta sobre valor a ser pago em pizza de dois sabores

Ao pedir uma pizza, você, para variar a degustação, escolhe uma com dois sabores. As opções e combinações são tantas para poder agradar os gostos mais exigentes. Mas, e agora, qual o valor a ser cobrado? O preço do sabor mais caro ou do mais barato?

O professor, advogado e mestre em Políticas Públicas Duarte Jr. orienta que se cada sabor tem um preço diferente, a cobrança da pizza deve ser feita de forma proporcional, ou seja, considerando a soma da metade do preço de cada sabor.

Duarte cita o Código de Defesa do Consumidor para definir o que seria uma cobrança indevida e onerosa para o cliente. “Os Arts. 30 e 39, incisos V e X, do CDC, defendem que a comercialização da pizza inteira [com sabores distintos] pelo preço do sabor mais caro é uma prática injusta e abusiva, uma vez que a cobrança deve ser feita em cima do preço referente a cada sabor. É essencial que o consumidor conheça os seus direitos para poder exigi-los”, recomenda o advogado.

Os consumidores que forem submetidos à cobrança indevida de pizza de dois sabores podem buscar auxílio dos órgãos de defesa do consumidor, a exemplo do PROCON/MA, por meio das unidades físicas, site ou aplicativo disponível para Android e IOS.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support