Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down é marcado por 12ª conferência na ONU
Parlamentar tem filho com a condição genética e luta constantemente por igualdades e liberdades
O deputado Duarte (PSB-MA) participou da 12ª Conferência do Dia Mundial da Síndrome de Down na sede das Nações Unidas, em Nova York, nesta terça-feira (21). Duarte é pai de Luca, que tem a Síndrome e, na ocasião, falou sobre o papel do governo em garantir direitos, respeitando a Lei, para as pessoas com Síndrome de Down e deficiências.
“Eu vou lutar para que todas as pessoas com deficiência, assim como o meu filho, tenham acesso aos direitos. Pessoas com deficiência não são dignas de pena, mas sim de direitos. Precisamos olhar para aqueles que são vistos, mas nunca são lembrados. Quem foi que disse que para ter acesso aos seus direitos é preciso ter dinheiro?”, expressou Duarte.
Além do parlamentar, o evento trouxe discussões vindas das próprias pessoas com a condição genética, apoiadores e advogados, funcionários do governo e da ONU e representantes de ONGs, que discutiram a capacidade legal e a tomada de decisões apoiadas, sendo um compartilhamento de conhecimento, experiência e boas práticas de países ao redor do mundo.
Celebração
O dia 21 de março é comemorado com o objetivo de conscientizar e de quebrar o estigma social a respeito da Síndrome, além de garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012.