O deputado estadual Duarte Junior (PSB) homenageou o desembargador Lourival Serejo com Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, maior comenda do Poder Legislativo do Maranhão. A entrega ocorreu em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão no dia 17 deste mês.
A sessão solene teve início com pronunciamento do presidente da Casa, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que destacou a importância do reconhecimento. “O desembargador Lourival Serejo tem muitos serviços prestados não só ao Judiciário maranhense, mas, também, no campo cultural. Por isso, a entrega desta comenda, que é o reconhecimento máximo do Poder Legislativo, é uma justa homenagem à sua história e contribuição ao nosso estado”, afirmou o parlamentar.
O deputado Duarte Jr disse que a homenagem também se estende a todo o Poder Judiciário e instituições de Justiça. “O desembargador Lourival Serejo tem uma carreira brilhante como educador e pensador do Direito. Foi professor, promotor, juiz e, hoje, desembargador. É por essa razão que, contemplando e reconhecendo toda essa brilhante trajetória, concedemos a honraria mais importante da Casa”, afirmou o parlamentar.
O desembargador Lourival Serejo agradeceu a homenagem e o reconhecimento do Parlamento Estadual. “Recebo a medalha com muita satisfação e sentimento de responsabilidade. É um reconhecimento da minha carreira profissional, sempre marcada pela ética e responsabilidade”, declarou.
Estiveram presentes à solenidade os deputados estaduais Arnaldo Melo (PP), Mical Damasceno (PSD), Fábio Braga (Solidariedade) e Wellington do Curso (PSC), além do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão (PSB); o deputado Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí e vice-governador eleito, entre outras autoridades.
Lourival de Jesus Serejo Sousa nasceu na cidade de Viana, Maranhão. Formou-se em Direito, em 1976, especializando-se em Direito Público, pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1980 e, posteriormente, em Direito Processual Civil, pela Universidade Federal de Pernambuco.
Atualmente é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, fazendo parte do Órgão Especial e membro da 3ª Câmara Cível. É, também, professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão.
Lourival Serejo é ainda o atual presidente da Academia Maranhense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº. 35.
É membro fundador das seguintes academias: Academia Imperatrizense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº. 4; da Academia Vianense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº. 10; e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, onde ocupa a Cadeira nº. 10.
É autor de vários livros, entre jurídicos e literários.
Ao longo de sua carreira na magistratura, foi Auditor da Justiça Militar, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão; Ouvidor do Tribunal de Justiça; Juiz Auxiliar da Corregedoria; Presidente do Tribunal Regional Eleitoral e Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão.
É casado com Ana Maria Gomes Serejo Sousa e pai de Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa e Jacqueline Gomes Serejo Sousa.