O programa Mais Saúde Animal chegou a mais uma localidade no sábado, 4. Desta vez foi o Bairro de Fátima, em São Luís, que recebeu a ação de assistência veterinária, prevenção de doenças e de cuidados aos animais totalmente gratuitos. A iniciativa ocorre com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Duarte Junior (PSB) e atendeu mais de 900 cães e gatos.
O parlamentar destaca a importância da ação. “São Luís não tem hospital veterinário público e os custos dos cuidados com a saúde dos animais de estimação pesam no orçamento das famílias de menor renda. Por isso muitas acabam não dando a atenção devida à saúde de seus cães e gatos. O Mais Saúde Animal vem suprir uma parte desta demanda, levando os serviços de forma gratuita para bairros de São Luís e outras cidades do nosso estado”, afirma Duarte Junior.
No Bairro de Fátima, como ocorre em todas as localidades para onde a ação já foi levada, a população lotou o Centro de Ensino Estado do Amazonas, onde ocorreram os atendimentos.
Jhonny Amorim, 34 anos, levou as duas cachorras da casa, Angel e Amber, para vacinarem e aprovou o programa. “Facilita muito para a população poder ter o atendimento no fim de semana em um local próximo de casa, pois além de não pagar pelo atendimento, ainda fica mais tranquilo de levar o animal já que muitas das famílias não têm carro e nem todo transporte particular aceita transportar os bichos”, disse.
Ao todo, foram feitos 954 atendimentos. A maioria foi de vacinação antirrábica com a aplicação de 626 doses.
As ações são executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em bairros da capital e em municípios do interior do Maranhão. O Mais Saúde Animal, além de proporcionar prevenção aos pets das famílias atendidas, é uma importante ação de saúde pública já que um animal saudável e vacinado também previne a transmissão de doenças como a raiva para humanos.
Durante os atendimentos, que acontecem sempre aos sábados, das 8h às 16h, para facilitar o acesso pelas famílias, são oferecidas consultas, exames, diagnóstico de doenças, vacinação antirrábica e a distribuição de coleiras preventivas para cachorros que testem negativo para leishmaniose, doença tropical que leva ao sofrimento e à morte milhares de cães anualmente.
Novas ações do Mais Saúde Animal já estão programadas. No sábado, 11, o programa volta ao bairro Cohatrac, atendendo a pedidos dos moradores já que a região tem alta demanda pelos serviços veterinários. Os atendimentos acontecerão no Centro Educa Mais Barjonas Lobão, localizado na Rua 8, Cohatrac III.