Duarte dialoga com a sociedade civil sobre políticas públicas de preservação do meio ambiente

Divulgação/Deputado Duarte Jr

Na última segunda-feira (21), Dia da Árvore, foi realizada mais uma edição do Bora Resolver Meio Ambiente pelo pré-candidato à Prefeitura de São Luís Duarte (Republicanos). Dessa vez, o diálogo foi com biólogos, professores, engenheiros ambientais e demais agentes técnicos que atuam na causa de preservação ambiental.

Entre os convidados para discutir o tema estiveram presentes o professor e ambientalista Denison Ferreira; a bióloga e mestra em conservação e biodiversidade Brenda Izidio; a engenheira ambiental Monalisa Santos e a também engenheira ambiental e mestra em engenharia de saneamento ambiental e urbano Joelma Veras.

Foram debatidos diversos temas de suma importância com professores, biólogos, engenheiros ambientais, agrônomos, entre outros, como preservação e limpeza das praias, verificando os pontos de lançamento de esgoto in natura: política ambiental dentro dos bairros; educação ambiental nas escolas públicas; além de saneamento básico e abastecimento de água potável (referente a poços artesianos) nos bairros.

Educar e preservar
O ponto alto da abordagem teve como tema a educação ambiental, além dos reflexos de uma boa política para a área em diversos setores. Para o professor e ambientalista Denison Ferreira, o ativismo ambiental deve ser antes de tudo educação e exemplo para as pessoas:

“A gente tem a obrigação de dar o exemplo e não falhar. Todos são importantes, quem não joga lixo, quem salva animais. Assim vamos fazer a sociedade muito melhor. São Luís é uma área de transição geográfica e daí destaca-se ainda mais a nossa importância nacional no meio ambiente”, lembrou.

Já a bióloga e mestra em conservação e biodiversidade Brenda Izidio esclareceu o que é de fato preservar e cuidar do meio ambiente: “Muitas pessoas quando pensam no meio ambiente pensam que é apenas gostar de animais e abraçar árvores. Mas hoje vemos que o mundo está de olho na questão ambiental e estamos neste olhar. Conservar os recursos e usar de forma consciente é transformar em riqueza em termos monetários e bem-estar para a população”, destacou.

Atuação em conjunto
Duarte reafirmou seu compromisso com todos, por uma luta constante pelo meio ambiente, garantindo uma prefeitura na qual as secretarias irão dialogar entre si, garantindo educação ambiental como um todo. Ele também pontuou suas propostas e relembrou o projeto de lei de sua autoria que atesta sua preocupação com o tema:

“Vamos tornar a logística reversa uma realidade, com o cumprimento da Lei nº 11.326/20, de minha autoria, e fazer com que São Luís seja referência na gestão de resíduos sólidos. Vamos também fornecer benefícios a todos que colaborarem com o adequado funcionamento da gestão de resíduos sólidos, como forma de fazer cumprir o ciclo de lixo. Além de incentivar o emprego nas cooperativas fazendo com que as indústrias e/ou distribuidoras paguem eventuais obrigações fiscais e legais, custeando os salários dos catadores de lixo”, enfatizou.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support