Duarte Jr. realiza resgate, tratamento e castração de animais no Sítio dos Gatos

Foto/Divulgação: Duarte Jr em ação no sítio dos gatos: triagem para coleta de sangue, vermifugação e castração

Na manhã de sábado, 25 de maio, o deputado estadual Duarte Jr realizou uma ação de resgate, tratamento e castração no Sítio dos Gatos, local em São Luís que é símbolo do abandono e maus-tratos de animais, crimes previstos no artigo 32 da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, e no artigo 164 do Código Penal, com pena de detenção de 15 dias a seis meses ou multa.

Foto/Divulgação: Os gatos serão levados a uma clínica parceira e destinados para adoção

A ação, que terá continuidade, contou com recursos próprios do deputado e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, Laboratório Vetnil, NB Distribuidora, clínicas parceiras e ONGs.

Nesta primeira ação, o parlamentar doou ração para alimentar os animais do espaço e foi feita a triagem dos gatos para os procedimentos de coleta de sangue, vermifugação e castração. O objetivo da ação é preservar o bem-estar animal e a saúde pública, bem como garantir um controle populacional de gatos de rua que, após a ação, serão destinados para adoção. Os animais selecionados foram castrados e, após o procedimento e recuperação, serão acolhidos em um petshop parceiro até que sejam adotados. 

Foto/Divulgação: O deputado Duarte Jr também fez a doação de ração para os gatos que ainda vivem no local

Para o controle de doenças, os animais foram medicados com vermífugos de amplo espectro que combatem até 22 tipos de vermes gastrointestinais. Adma Jardim, representante do Laboratório Vetnil e da NB Distribuidora (empresas que doaram os medicamentos), informa que este auxílio é fundamental desde que os animais deixam de mamar.

“Entretanto, a gente sabe que, por conta do abandono, esses animais não receberam esse auxílio ao longo da vida, por isso devemos fazer isso em algum momento e não deixar ao deus-dará ou esperar que espalhem certas patologias”, adverte Adma.

Foto/Divulgação: Duarte Jr com membros de sua equipe e Zulmira Batista (SES), Adma Jardim (Vetnil) e Denison Ferreira (Greenpeace)

Responsável pela triagem e coleta de sangue, a médica-veterinária Zulmira Batista, chefe de controle de zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde, esclarece que a adoção é segura, uma vez que os animais estarão certificadamente saudáveis. Acrescenta ainda que trabalhar a saúde do animal é trabalhar a saúde da população e adverte que o abandono é uma das grandes causas de proliferação de doenças.

“Nosso papel é cuidar da saúde da população e conscientizar as pessoas que o abandono de animais causa zoonoses, porque tanto os felinos quanto os caninos são reservatórios de algumas doenças, principalmente a esporotricose, toxoplasmose e leishmaniose”, informa Zulmira, que também adverte: “Esta ação é para que as pessoas tenham consciência de não abandonar os animais na praça, porque fazer isso é criar mais problemas para a população.”

Duarte Jr participou de toda a ação e destacou a importância da iniciativa. “Hoje testemunhei alguns animais famintos e em péssimas condições de saúde. Por isso, ao mesmo tempo em que estamos conscientizando as pessoas que abandono e maus-tratos de animais são crimes, estamos realizando mais uma importante ação em prol do bem-estar animal e de uma adequada política pública de saúde.”

O deputado estadual destaca a união de todos que contribuíram para a ação, que irá ocorrer mais vezes. “Continuaremos atuando de forma firme com ações contínuas para garantir direitos e resgatar a confiança e a esperança das pessoas”, diz Duarte, que inclusive já protocolou uma indicação parlamentar para a criação de um abrigo de cães e gatos em São Luís.

Adoção responsável

Após a recuperação dos animais, eles estarão disponíveis para adoção responsável no petshop parceiro Petland, que funciona na Avenida dos Holandeses, Calhau, e na Cohama, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos domingos, das 8h às 14h.

Adoção responsável consiste na tutoria de animais com oferta dos cuidados básicos e fundamentais que assegurem o bem-estar do animal e também dos membros da família.

As principais medidas da adoção responsável é providenciar o controle de pulgas e carrapatos, a vermifugação, vacinação e alimentação adequadas, além da castração, que prolonga a expectativa de vida dos animais.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support