Realizamos fiscalização em bancos e participamos de audiência pública na Baixada Maranhense

Fiscalizamos, nesta terça-feira (23), todos os bancos dos municípios de Santa Helena, na Baixada Maranhense. No mesmo dia, defendemos a humanização do serviço bancário em todo o Estado na Câmara de Vereadores de Pinheiro.

Durante a audiência, além de reiterar a importância da fiscalização de bancos, também defendemos a criação de uma lei que torne possível a fiscalização do tempo de espera em filas de casas lotéricas e correios e apresentou os resultados da Operação Batismo, que fiscalizou todos os postos da região.

Apesar dos avanços alcançados em alguns municípios, o serviço bancário ainda tem muito a melhorar no Maranhão. Não podemos permitir que falhas na prestação do serviço, como a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, continuem prejudicando os maranhenses. Com o fortalecimento de nossas ações de fiscalização, os bancos só têm duas opções: ou investem e melhoram os serviços ou sofrerão sanções cada vez mais rígidas.

Logo após a audiência, nossa equipe fiscalizou todos os bancos do município de Santa Helena, onde autuou o Bradesco por diversas irregularidades: ausência de CDC, número do PROCON, bebedouro e porta giratória, além de manter caixas eletrônicos com defeito. A agência do Banco do Brasil também foi fiscalizada mas não foi encontrada nenhuma irregularidade.

Na noite em seguida, ministrei a palestra “A Concretização da Justiça Social e uma nova consciência entre teoria e prática” no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Pinheiro. Durante a palestra foi apresentado o trabalho realizado à frente do PROCON/MA e do VIVA, e as ações realizadas em todo o Maranhão, que objetivam garantir direitos a todo cidadão.

A agência autuada terá 10 dias para apresentar justificativa e solução para as irregularidades encontradas, caso contrário, poderá incorrer no crime de desobediência, nos termos do Artigo 330 do Código Penal, ficando sujeita às sanções administrativas e civis cabíveis.

Vamos continuar fiscalizando bancos em todas as regiões do Estado a fim de assegurar melhores condições de atendimento aos consumidores. Denúncias de irregularidades podem ser realizadas pelos próprios consumidores por meio do aplicativo, site ou em qualquer unidade física mais próxima.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support