Operação Batismo combate revenda de combustíveis adulterados e fiscaliza preços de postos em Chapadinha e Milagres do Maranhão

Nesta terça-feira (4), fiscalizamos todos os postos de combustíveis nos municípios de Chapadinha e Milagres do Maranhão. A terceira etapa da Operação Batismo fiscalizou um total de 18 postos na região por força de convênio com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Polícia Militar.

 O posto Jerusalém, localizado no Centro de Chapadinha, na Av. Presidente Vargas, teve duas bombas lacradas por irregularidade com relação à qualidade e erro na medição de quantidade da gasolina comum. Já o posto Jerusalém, também em Chapadinha na Rua Augusto Barbosa, Corrente, foi totalmente interditado por falta de licença da ANP, publicidade enganosa, prática abusiva prevista no artigo 37 e 66 do Código de Defesa do Consumidor, ao vender álcool no lugar de gasolina. O posto, ainda, infringiu o direito à vida, saúde e segurança do consumidor, previsto pelo artigo 6° inciso I do CDC, ao comercializar água e refrigerantes vencidos.

 Em Milagres do Maranhão, o posto Cardoso (localizado no Centro da cidade, na Av. José Fernandes Oliveira) também foi totalmente interditado por falta de licença ambiental e da ANP.

Os postos Pinheirão (Rodovia MA230 e bairro Ataliba) e Alvorada 3(Rodovia MA 230) não apresentaram irregularidades com relação à qualidade dos combustíveis e quantidade medida nas bombas. Também os postos Jerusalém (Recanto dos Pássaros), RR (bairros Novo Castelo, Isamara e Areal), Vemasa (Rodovia 222), Santo Antonio (Centro), Posto Sanção (Bairro Areal), Auto Posto BS (Centro), Chapadinha (Centro) e Alvorada 1 (Terras Duras), todos em Chapadinha, não apresentaram inconformidades, tendo os combustíveis dentro dos padrões de qualidade e quantidade da ANP. Igualmente, os combustíveis do posto Milagrense, no centro de Milagres, estavam em conformidade.

 

Através da Operação Batismo, todos os postos do Maranhão serão fiscalizados até o fim de 2017. Estamos percorrendo cidades nunca visitadas. Não vamos descansar até fiscalizar todos os postos do Maranhão e assegurar o pleno respeito ao direito dos consumidores, combatendo o crime organizado, os combustíveis adulterados, o aumento injustificado e a prática ilegal de cartel.

 

Os postos notificados por documentação terão 48 horas (alvará de funcionamento) e 30 dias (licença ambiental e certificado do Corpo de Bombeiros) para correção. Já os postos que tiveram bombas lacradas e foram autuados terão que regularizar o equipamento e apresentar à ANP documentos que comprovem a solução das irregularidades, além de apresentar defesa administrativa. A multa para o posto que violar o lacre de interdição sem estar regularizado é de R$ 50 mil. As fiscalizações vão ocorrer em todos os postos do Maranhão até o final do ano. Caso o consumidor suspeite de qualquer desrespeito aos seus direitos, pode formalizar denúncia por meio do aplicativo, site ou em qualquer unidade física do Procon/MA.

Resultado da Fiscalização:

Chapadinha

– Posto Jerusalém (Centro) – duas bombas lacradas por qualidade e volumetria da gasolina comum

– Posto Pinheirão (Rodovia MA 230) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto Pinheirão (Bairro Ataliba) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto Alvorada 3 (Rodovia MA 230) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto Jerusalém (Rua Augusto Barbosa) – completamente interditado, duas bombas e bicos lacrados por falta de licença da ANP, propaganda enganosa e produtos vencidos

– Posto Jerusalém (Recanto dos Pássaros) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto RR (Bairro Novo Castelo) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto RR (Bairro Vila Isamara) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto RR (Bairro Areal) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto Sanção (Bairro Areal) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto Delta (Bairro Areal) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto Vemasa (Rodovia 222) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto Santo Antonio (Centro) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Auto Posto BS (Centro) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto Chapadinha (Centro) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto Alvorada 1 (Terras Duras) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

Milagres do Maranhão

– Posto Milagrense (Centro) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria

– Posto Cardoso (Centro) – completamente interditado por falta de licença da ANP

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support