Na última semana, o Procon-MA realizou, em Bacabal, através da unidade local, a palestra “Procon e Direito do Consumidor” em escolas da rede pública da região. O diálogo reuniu alunos e pais para abordar o tema “Consumo Consciente”. O momento também contou com a explicação dos serviços prestados pelo Procon, além de abordar, direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.
A iniciativa integra o projeto ‘Procon Mirim’, que realiza, em escolas da rede pública de São Luís, palestras sobre cidadania e educação para o consumo. O projeto escolhe, mensalmente, um tema para a abordagem educativa voltada aos alunos do 5º e 6º ano. Em sua segunda edição, o projeto já abordou os temas “Consumo no Dia das Mães” e “Consumo Sustentável” nos meses de maio e junho, respectivamente. O órgão pretende expandir esta iniciativa para o interior do estado.
Segundo o diretor-geral do órgão, Duarte Júnior, a conscientização é o primeiro passo para que os consumidores busquem os seus direitos. “A conscientização deve ser constante. Acreditamos que é possível mudar todos os problemas sociais através das crianças, por meio da educação. Por esta razão, as ações do Procon, seguindo diretriz do governo Flávio Dino, são direcionadas para melhor orientar os consumidores”, disse.
O Procon está em processo de municipalização, diretriz indicada pelo Governo do Estado. O órgão está presente em Bacabal, Estreito, Santa Inês, Imperatriz, Caxias, São Luís, Açailândia, Balsas, Itapecuru, Timon e Pedreiras. Há previsão de inauguração, ainda este ano, em Barreirinhas, São João dos Patos, Santa Luzia, Pinheiro, Presidente Dutra, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.