Estado oportuniza renegociação de dívidas e educação para o consumo

Durante os dias 10, 11, 12 e 13 deste mês, o Governo do Estado, por meio da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou a Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, em São Luís. O evento oportunizou a renegociação de dívidas entre consumidores inadimplentes e fornecedores parceiros, proporcionando o resgate do crédito pelo consumidor, além de palestras informativas com foco na educação para o consumo.

 

Foram atendidas mais de 150 pessoas por dia, nas nove mesas de atendimento que receberam o público, das 10h às 22h, onde também estiveram conciliadores do Procon fazendo a intermediação com os fornecedores. O público também participou de palestras informativas com temáticas como ‘Direitos e deveres básicos do consumidor’, ‘Orçamento doméstico: um hábito saudável’, ‘Crédito imobiliário: solução ou problema’, ‘Como o Banco pode me ajudar’ e ‘Psicologia Econômica: das causas às consequências do superendividamento’, ministradas por juristas, psicólogos e economistas.

 

O casal de aposentados Eulinda Campos, 69 anos, e João Batista Campos, 73 anos, aprovou a iniciativa, pois conseguiu renegociar 3 débitos excessivos que já existiam há nove anos. “A proposta que nos apresentaram foi de acordo com nossas condições de pagamento. Não tínhamos crédito para comprar nada, a partir da solução do nosso problema, teremos o nome limpo novamente”, comemorou Eulinda Campos.

 

Já a funcionária pública Raimunda Nonata Ribeiro, 46 anos, além de buscar a renegociação da dívida, participou da palestra ‘Crédito imobiliário: solução ou problema’, e aproveitou para tirar dúvidas sobre a aquisição de um imóvel. “Um evento como esse precisa ocorrer com mais frequência. Quando procuramos a loja ou banco para negociar, os acordos não são flexíveis. Aqui, é diferente. Eu também tirei várias dúvidas sobre crédito imobiliário e agora tenho mais segurança para comprar minha casa”, disse.

A Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento foi promovida em comemoração ao Dia Mundial do Consumo, em 15 de março, e segue a diretriz do governador Flávio Dino para levar os serviços de proteção ao consumidor a todas as regiões do estado. O evento é também o ponto inicial para a pesquisa sobre o perfil do consumidor maranhense. O estudo tem como objetivo mapear o mercado local no sentido de descobrir os motivos para as grandes dívidas.

Em Imperatriz, o evento foi iniciado na última sexta-feira (13) com a palestra ‘Psicologia Econômica: das causas às consequências do superendividamento’, na Unisulma. Neste domingo (15), foi disponibilizado um balcão para tirar dúvidas e renegociação de dívidas, das 10h às 18h, no Imperial Shopping, com atividades até a quarta-feira (18). Em Bacabal, a renegociação de dívidas está sendo realizada, na Associação Atlética Vanguard, nesta segunda (16) e terça-feira (17).

Segundo o diretor do Procon-MA, Duarte Júnior, é de suma importância a realização de ações como essa, pois possibilitam ao consumidor resolver problemas relacionados ao equilíbrio financeiro.

“Os consumidores são incentivados ao consumo desde seu nascimento e a grande maioria não possui acesso à informação, nem preparação para esse mercado de consumo agressivo. Trabalhamos com palestras educativas para orientar o público para o consumo, bem como, realizar inúmeras renegociações de dívidas com instituições financeiras, com telefonias, empresas e parceiros para que o consumidor pudesse regularizar sua saúde financeira”, disse.

O Procon-MA é um órgão estadual vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP).

Projeto Procon Mirim

Durante a abertura da programação da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, no dia 10 deste mês, no Teatro Arthur Azevedo, também ocorreu o lançamento do projeto Procon Mirim, com a assinatura de termos de cooperação técnica, envolvendo o Procon-MA, SEDIHPOP, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação de Educação Financeira (AEF).

O Projeto Procon Mirim pretende incluir a educação para o consumo nas escolas e preparar o cidadão (estudante) para utilizar melhor sua capacidade de consumo, bem como, ajudar sua família na utilização mais equilibrada da renda familiar.

O evento contou com a participação da secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, que elogiou a iniciativa do governador Flávio Dino em inserir a educação para o consumo nas escolas e preparar o estudante para aplicar de forma adequada as finanças.

O diretor do Procon observou que pela primeira vez o Governo do Estado e o Governo Federal se uniram em prol dos direitos dos consumidores maranhenses.

“Graças a sensibilidade do governador Flavio Dino com a causa, hoje o Procon Maranhão tem seu trabalho reconhecido nacionalmente. Tal sintonia tem permitido que a cada dia os consumidores maranhenses tenham seus direitos básicos respeitados. Pois, atualmente o estado tem um governo das pessoas, para as pessoas e pelas pessoas, que acredita na mudança, e devemos começar pelas crianças, por meio da educação”, ressaltou Duarte Júnior.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support