Mostra tua força Brasil: a mudança exige maturidade!

Insisto em não acreditar em algumas teorias defendidas por Maquiavel e Thomas Hobbes. Diariamente desejo com todas as minhas forças que a humanidade não seja tão desumana, fria e inconstante.

No entanto, quando vejo em todas as redes sociais, whatsaap e afins, inúmeras mensagens recheadas de conclusões volúveis e precipitadas, compartilhadas como “bricadeiras” de péssimo gosto, sou obrigado a crer que de fato o homem tem se tornado cada vez mais o lobo do Homem.

Esta era a nossa copa, depois de 64 anos o Futebol voltava para sua casa. Aqueles “flamenguistas” que vibraram com o suposto peso da segunda camisa Alemã definitivamente não me representam. É inadmissível, beira o inconcebível ver que algumas pessoas conseguem vibrar com o Maracanazo do século XXI.

Para aqueles que vão me chamar de exagerado, ou que se trata apenas de um jogo, eu afirmo: não, não é! O Futebol para nós Brasileiros é mais que um simples jogo. É sinônimo de superação, alegria e esperança de um país mais justo. Não levar a vida tão a sério, é completamente diferente de encarar a vida como se tudo fosse uma piada.

Devemos compreender de uma vez por todas que a vida nos exige maturidade em todos os momentos, bons e ruins. Os alemães no dia 8 de julho de 2014 se mostraram um grande exemplo de mudança com maturidade.

A revolução no futebol alemão começou quando a Alemanha perdeu por 3 a 0 a final da Copa do Mundo de 2002 para a seleção brasileira. Naquele momento os alemães puderam compreender que futebol não era apenas condicionamento físico, mas precisava de técnica, coisa que havia, ainda que rara, na seleção brasileira com Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo.

A partir de 2002, a seleção alemã iniciou uma série de mudanças marcando presença em todas as semifinais, ou seja, há 12 anos a Alemanha chega pelo menos a semifinal de Copa do Mundo.

Além disso, durante a Copa os jogadores da Alemanha só tiveram um dia de folga, nem mesmo amanhã haverá folga para os alemães que começarão a treinar cedo. Quando um repórter perguntou aos jogadores alemães sobre o peso da torcida, jogar no país anfitrião, camisa da seleção brasileira, o nervosismo de jogar uma semifinal, a resposta foi lógica como os alemães sabem ser, e ela foi, o jogo vai ser decidido dentro de campo. Na concentração alemã, não se discute relacionamento amoroso de jogador, choro ou sisudez, pois nada disso entra em campo, pois no mais das vezes vence o melhor.

Honra ao mérito! A vitória alemã não veio do acaso, mas da maturidade para mudar, somada a competência técnica sobre a corrupção e o tão conhecido jeitinho, que para mim não é brasileiro, mas infelizmente se multiplica cada dia mais em nosso país.

Não podemos permitir que estes fatos e as lambanças do governo brasileiro nos preparativos para a Copa se dissolvam com o passar dos dias. Espero também, que mais esta derrota não tenha sido em vão. Afinal, está cada vez mais claro que não só uma seleção, mas um país é feito por pessoas honestas e trabalhadoras.

Comecemos permitindo que o amor à pátria, o ser brasileiro com muito orgulho e amor, ultrapasse os períodos de Copa do Mundo. Nosso amor ao “verde e amarelo” deve ser cotidiano, e demonstrado não só com bandeiras, mas com a solidificação de valores éticos e morais. Precisamos lutar diariamente como um David Luis para garantia de um futuro melhor. Afinal de contas, pessoas de opinião volúvel geram representantes frívolos e corruptos. Chega de tanta instabilidade, o Brasil não pode mais ser traído por seu próprio povo!

Os brasileiros, inclusive aqueles volúveis e precipitados, diariamente clamam por mudança na política, no futebol, no trabalho, em todos os setores. Mas, poucos são aqueles que enxergam que a mudança é um fenômeno que ocorre de dentro para fora, e para que isto realmente aconteça se faz necessária maturidade. Como diria Mahatma Gandhi, seja VOCÊ a mudança que tanto deseja ver no mundo.

Facebook
Twitter (X)
Telegram
WhatsApp
Print
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support