Mobilidade urbana é tema de audiência pública nesta terça na Assembleia

Nesta terça-feira, 7 de maio, a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia irá realizar uma audiência pública com o objetivo de debater soluções para um dos principais problemas da capital maranhense: a mobilidade urbana na região metropolitana de São Luís. Com mais de um milhão de habitantes, as deficiências das vias públicas da cidade atingem a todos sem exceção, pedestres, ciclistas, motoristas e pessoas com deficiência. Os problemas vão desde vias constantemente esburacadas, sinalização de trânsito deficiente ou inexistente, faixas de pedestre apagadas, calçadas quebradas e poucos pontos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A audiência discutirá também as consequências, como o número de vítimas de acidentes de trânsito, as políticas existentes sobre o trânsito na região metropolitana e os custos sociais decorrentes destes problemas. O deputado Duarte Jr afirma que as melhorias dessas questões irão obedecer ao direito de ir e vir e ao direito de locomoção, bem como assegurar o respeito ao dinheiro do contribuinte. “Hoje milhares de estudantes e trabalhadores chegam atrasados, perdem minutos e horas preciosas presos no trânsito, isso não é justo”, avalia Duarte. “Uma infraestrutura de trânsito adequada facilita o cotidiano de todos, além de trazer mais segurança para todos, que poderão circular pela cidade sem correr riscos desnecessários”, completa. Participarão da audiência representantes da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Detran/MA, Secretaria de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Paço do Lumiar, Secretaria de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social de São José de Ribamar (SEMTRANS), Secretaria de Infraestrutura e Transporte de Raposa, Secretarias de Obras e Serviços Públicos dos Municípios de São Luís (SEMOSP) e outros órgãos. A audiência, claro, é aberta à participação popular.

Duarte Jr promove palestras pelos direitos da pessoa com deficiência

Calçadas irregulares e quebradas, prédios públicos e particulares sem rampas de acesso e dificuldades no transporte público são apenas alguns dos desafios que enfrentam um milhão e meio de pessoas com deficiência que vivem em todo o Maranhão (cerca de 250 mil só em São Luís). A partir desse contexto, o deputado Duarte Jr promove os Diálogos por Acessibilidade, uma série de palestras pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência no Estado. Além de Duarte Jr, as palestras terão a presença da advogada e ativista dos direitos da pessoa com deficiência no Maranhão, Isabelle Passinho (que também é assessora especial do gabinete do deputado), e do juiz Douglas Martins, da vara de interesses difusos e coletivos de São Luís. O objetivo é escutar as propostas e demandas da própria sociedade e das pessoas com deficiência, para que o Maranhão possa avançar na implementação e garantia de direitos básicos, como o direito de locomoção, a todos sem exceção. Confira abaixo as datas, locais e horários dos Diálogos por Acessibilidade: – Dia 8 de maio, quarta-feira: na Universidade Ceuma, Campus Turu, às 15h; – Dia 10 de maio, sexta-feira: na UNDB, às 17h; – Dia 15 de maio, quarta-feira: na UEMA (com transmissão ao vivo pela UemaNet).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support